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UEL recebe dissertação sobre análise metodológica em aulas de Sociologia

A Universidade Estadual de Londrina transmite nesta sexta-feira (29/05), às 14h30, Defesa de Mestrado intitulada Análise das Práticas Metodológicas nas aulas de Sociologia relacionadas aos conteúdos sobre a democracia representativa, desigualdades e direitos sociais, da mestranda Daniela Paderes Bruno.

A organização da banca será realizada pela orientadora, profª. Ileize Luciana Fiorelli Silva. As convidadas para avaliarem a apresentação da Banca foram as profª. Marcia Rejania Souza, examinadora interna e a profª. Lígia Wilhelms Era, examinadora externa do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC).

Link da web conferência online.

UVA transmitirá Banca sobre juventude e ensino de sociologia no campo

Hoje (29/05), às 15hs, acontecerá a apresentação pública de Defesa de Dissertação de Mestrado Experiências dos jovens rurais como aportes para pensar o Ensino de Sociologia na educação básica, da mestranda da Universidade Estadual Vale do Acaraú, Maria Lúcia Inês Fernandes Cruz.

A Banca Examinadora foi composta pela orientadora, profª. Isaurora Cláudia Martins de Freita, a examinadora interna, profª. Ivna Pereira de Holanda e a examiandora externa representando a Universidade Estadual do Ceará (UECE), profª. Camila Holanda Marinho.

A web conferência será transmitida através deste link.

UFCG Sumé avalia Banca sobre representações no trabalho reprodutivo

A Universidade Federal de Campina Grande, do Campus Sumé, recebe nesta quarta, 28/05, às 15 horas, Defesa de Dissertação de Mestrado Representações sociais de discentes do ensino médio do município Afogados da Ingazeira (PE) acerca do trabalho reprodutivo realizados em suas residências, do discente José Rogério de Oliveira.

A organização da banca será realizada pela orientadora, profª. Sheylla de Kássia Silva Galvão. Os convidados para a Banca examinadora são os docentes, prof. Valdonilson Barbosa dos Santos no papel de examinador interno e a profª. Júlia Marusia Trigueiro Lima, como examinadora Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da UFCG.

Link da web conferência online

Metodologia no ensino de sociologia é tema de dissertação da UEL

A Banca de Defesa de Mestrado Estratégia Metodológica: Aplicação sobre o conceito de Poder Simbólico de Bourdieu aconteceu na quinta (28/09), às 15hs, em webconferência registrada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL).

O trabalho de conclusão é de autoria do mestrando Marco André Cernev Rosa, com a orientação do prof. Fábio Lanza. Os examinadores que participaram da banca foram a profª. Ileize Luciana Fiorelli Silva como avaliadora da instituição e profª. Letícia Kulaitis, avaliadora externa e pesquisadora do Laboratório de Estudos sobre Governança e Segurança (LEGS). A  defesa do TCC aconteceu através do link

UFCG Sumé apresenta material didático inclusivo nesta quinta

A Universidade Federal de Campina Grande, campus Sumé, disponibiliza transmissão de Banca de Mestrado nesta quinta (28/05), às 14hs, intitulada Ensino de sociologia e estratégias pedagógicas para alunos surdos no ensino médio, da discente Rosângela Ferreira de Melo.

O trabalho de conclusão de curso é uma produção de material didático inclusivo e foi orientado pelo profª. Melânia Nóbrega Pereira de Farias. A Banca Examinadora contou com a participação do examinador interno, prof. José Marciano Monteiro e do examinador externo da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), prof. Paulo Vinícius Ávila.

Pedagogias feministas orientam a defesa de dissertação da UFCG Sumé

A programação da Banca de Mestrado da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sumé, desta quarta-feira (27/05) conta com a apresentação da dissertação Tecendo fios: a seleção de conteúdos na égide das pedagogias feministas para aulas de sociologia no ensino médio, da discente Rafaela Maurício Quaresma a partir das 15hs.

A orientação foi realizada pelo prof. Isaac Alexandre da Silva compondo a Banca examinadora com o docente Valdonilson Barbosa dos Santos, como examiandor interno e a docente Adriana de Fátima Meira Vital, examinadora externa pela Unidade Acadêmica de Tecnologia do Desenvolvimento (UATEC), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG.

UEL transmite webconferência de conclusão de curso sobre conflitos escolares

Na quarta (27/05), às 14h30, a Universidade Estadual de Londrina recebe a Banca de Defesa de Mestrado Mediações pedagógicas das percepções dos estudantes do ensino médio sobre conflitos no ambiente escolar, do discente Rafael Magalhães Pinto Peretti.

A orientação foi realizada pela profª. Angélica Lyra de Araújo que convidou as docentes, profª. Ângela Maria Souza Lima como examinadora interna e profª. Leila Jeolás, do departamento de Antropologia da instituição.

Link de transmissão

UFCG Sumé recebe defesa sobre mediação didática no Cariri Paraibano

Hoje (26/05), às 15 hs, a Universidade Federal de Campina Grande, do campus Sumé, recebe a  Defesa de Dissertação de Mestrado  Uso do livro didático de sociologia na prática docente das escolas do cariri paraibano: uma análise da mediação didática.

O discente responsável pelo trabalho, Gilmaria da Silva Lopes contou com a orientação do prof. Isaac Alexandre da Silva que presidirá a banca examinadora com a participação dos convidados, prof. Valdonilson Barbosa dos Santos como examinador interno e o prof. Walberto Barbosa da Silva, examniador externo da Universidade Acadêmica de Educação do Campo (UAEDUC) vinculada a UFCG.  Acesse a transmissão através deste link.

Univasf apresenta defesa sobre a BNCC e o ensino de sociologia

Nesta terça-feira (26/05), às 15 hs, a Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) transmitirá a Defesa de Dissertação de Mestrado O lugar da sociologia no novo Ensino Médio: os impactos da nova BNCC para o ensino, currículo e integração curricular.

O trabalho é de autoria do mestrando Fábio Guimarães Campos com a orientação do prof. Ednaldo Ferreira Torres. A banca também será composta pelo examinador interno, prof. Delcides Marques e pela examinadora externa da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), prof. Cibele Maria Lima Rodrigues.  Participe através do link

Defesa da UEL nesta terça é sobre intervenção pedagógica em sala de aula

A Universidade Estadual de Londrina (UEL ) terá apresentação nesta terça-feira (26/05), as 14h30, de Defesa de Mestrado intitulada Intervenção pedagógica nas aulas de Sociologia: uma sequência didática, da discente Geralda de Paula Zaganini.

A orientação da modalidade de intervenção pedagógica foi realizada pela profª. Angélia Lyra de Araújo. A banca examinadora é formada pela profª. Ileize Luciana Fiorelli Silva como examinadora interna e a profª. Margarida de Cássia Campos, examinadora externa do Departamento de Geografia da UEL. Acesse o link de transmissão aqui

UFCG terá apresentação de dissertação sobre diversidade sexual

Nesta sexta (22/05), às 20 horas,  ocorrerá a videoconferência da Banca de Mestrado intitulada Corpos gays em resistência: quando o estranho confronta a religião e a racionalização na Escola Cidadã Integral, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG). O trabalho de conclusão de curso foi realizado pelo mestrando Bruno Daniel Figueiredo Fernandes.

O orientador, prof. Arilson Silva de Oliveira preside a banca com a participação da examinadora interna, profª. Tânia Régia Filgueiras Oliveira e do examinador externo da Universidade Federal de Pernambuco, prof. Flávio José de Carvalho.

 

Banca da UVA aborda relações de poder na vida escolar entre os jovens

Hoje (22/05), às 15hs, será realizada videoconferência da Banca de Mestrado da Dissertação A Sociabilidade Estudantil no Contexto de uma Escola Estadual Profissional: uma olhar sobre as distinções e hierarquias entre os jovens, da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA).

O trabalho de conclusão do curso é de autoria da mestranda Vanderlene de Farias Lima. A Banca Examinadora foi formada pela presidente orientadora, profª. Isaurora Cláudia Martins de Freitas, o examinador interno, prof. Vinicius Limaverde Forte e a examinadora externa da Universidade Estadual do Ceará (UECE), profª. Camila Holanda Marinho.

Sociologia ambiental é tema de intervenção pedagógica na UVA

A Universidade Estadual do Vale do Acaraú transmite nesta sexta-feira (22/05), às 9 horas, apresentação online da Banca de Defesa de Mestrado na modalidade intervenção pedagógica intitulada A Sociologia e a Questão Ambiental no Ensino Médio: análise das percepções ambientais de um grupo de estudantes da Escola Governador Adauto Bezerra, Massapê/Ce, do discente Francisco Dagmauro do Nascimento.

A  banca será presidida pela orientadora, profª. Daniele Costa da Silva. Os demais membros que participaram da banca foram a profª. Diocleide Lima Ferreira, como examinadora interna e a profª. Patrícia Vasconcelos Frota, como examinadora externa do Núcleo Regional das Bacias do Acaraú e Coreaú (COGERH).

UVA transmite Banca de Mestrado sobre formação de professores

Amanhã (20/05), às 15 horas, Universidade Estadual do Vale do Acaraú transmitirá em webconferência Defesa de Dissertação intitulada PIBID: Experiências inovadoras na formação de professores de Sociologia, da discente Ana Carmem Aguiar Rodrigues.

A organização da banca será realizada pela orientadora, profª. Ivaldinete de Araújo Delmiro Gémes. Os demais avaliadores serão a profª. Marina Mesquita Leitão, como examinadora interna e o prof. Fabrício de Souza Sampaio,  examinador externo do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA).

Violência escolar é tema de trabalho defendido na UFC

Nessa  segunda (18/05), às 10hs, foi transmitida a videoconferência da Banca de Mestrado do trabalho de conclusão de curso Violência escolar e aprendizagem nas escolas de Fortaleza: A compreensão dos professores de Sociologia, da discente Alaide Rejane de Lima Vilote, da Universidade Federal do Ceará.

O objetivo é analisar a compreensão dos professores de Sociologia do ensino médio sobre como a relação entre violência e escola afeta o processo de aprendizagem. A pesquisa aconteceu em dez escolas regulares do ensino médio com 11 professores de sociologia entrevistados. A pesquisa qualitativa descritiva e exploratória teve como fundamentação a perspectiva da sociologia compreensiva weberiana e apoio a análise de discurso de Bardin para entender os principais desafios e possíveis caminhos para superação da violência escolar.

A banca examinadora foi formada pelo orientador, prof. Luiz Fábio Silva Paiva, a examiandora interna, profª. Celina Amalia Ramalho Galvão Lima e a examiandora externa do Centro Universitário UNIFANOR/ Wyden, profª. Ana Vládia Holanda Cruz.

Encontro online discute temas atuais das Ciências sociais e Humanidades

O projeto Roda de Diálogo convida a todos os interessados para encontro nesta sexta (15/05), a partir das 17hs, com o objetivo de promover debates acerca de análises realizadas por intelectuais do campo das Ciências Humanas e Sociais sobre temas emergentes na contemporaneidade. Essa é uma ação construída em espaço on-line, mediada pela plataforma de conferência da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa.

A iniciativa é promovida pelo ProfSocio/ UFCG/ Sumé e pela Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da instituição em parceria com o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Etnicidade e Cultura – NEPEC e o Núcleo de Estudos sobre Elites, Famílias e Desigualdades – NEFADE Para participar, acesse aqui.

UEL transmite Defesa sobre desigualdade de gênero nesta sexta

O trabalho de conclusão de curso Ensino de sociologia e desigualdade de gênero: uma análise dos livros didáticos de Sociologia do PNLD- 2018 será transmitido amanhã (15/05), às 14h30. A apresentação de Defesa de Mestrado é de autoria da discente Regiane Galdino da Silva, da Universidade Estadual de Londrina (UEL).

Esta pesquisa analisa os livros didáticos de Sociologia (LDSs) aprovados no Programa Nacional do Livro Didático em 2018, com o intuito de compreender como a questão das desigualdades de gênero são abordadas e relacionadas com teorias e conceitos sociológicos mobilizados no conteúdo da disciplina de Sociologia, em especial a família, o trabalho e o Estado. Segundo a mestranda, o objetivo do trabalho é instrumentalizar os LDSs, sistematizando as partes que tratam dos fenômenos sociais relacionados a gênero; analisando as escolhas metodológicas e a relevância dos temas no que tange à diminuição da desigualdade de gênero.

A banca examinadora será composta pela orientadora, profª. Silvana Mariano, a examinadora interna, profª. Ileize Luciana Fiorelli Silva e o examinador externo, do departamento de Biologia da instituição, prof. Vinicius Colussi Bastos. Para assistir, clique aqui.

Intervenção pedagógica sobre tema indígena é defendida na UFCG Sumé

Amanhã (15/05), às 14hs, será transmitida a apresentação de Defesa de Mestrado A temática indígena na sala de aula: intervenção pedagógica para as aulas de sociologia no ensino médio da discente da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sumé, Anessa Fernanda da Silva.

A orientação do trabalho de conclusão de curso foi realizada pelo prof. Paulo Cesar de Oliveira Diniz. A  avaliação será realizada pela banca convidada composta da profª. Maria da Conceição Gomes de Miranda, examinadora interna e a profª. Geovânia da Silva Toscano, examinadora externa pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB).  Acesse o link de transmissão para asssitir a videochamada.

Defesa online sobre educação quilombola será apresentado pela Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) receberá nesta sexta-feira (15/05), às 10 horas, Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada Educação contextualizada e Ensino de Sociologia: a trajetória de luta dos Quilombolas do Mulungu e as contribuições das Ciências Sociais,  do discente Diolírio Araújo Medeiros Filho.

A organização da banca será realizada pelo orientador, prof. José Hermógenes Moura da Costa. Os demais participantes da banca examiandora serão a profª. Vanderléa Andrade Pereira como examinadora interna e a profª. Jamile Borges da Silva, examiandora externa da Universidade Federal da Bahia (UFBA).

Acesse o link da webconferência disponível aqui.

 

UFCG Sumé realiza Banca sobre meio ambiente em livros didáticos

Nessa quarta (14/05), às 14hs, foi realizada a apresentação de Defesa da Dissertação Sociologia ambiental e ensino de sociologia: uma análise dos livros didáticos de Sociologia para o Ensino Médio, do discente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), campus Sumé, Antônio Josinaldo Soares Silva.

Compareceram a banca examinadora o orientador, prof. Paulo Cesar de Oliveira Diniz, o examinador interno, prof. Fabiano Custódio de Oliveira e os examinadores externos, a profª Cimone Rozendo de Souza, do Programa de Pós Graducação de Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e o prof. Pedro Henrique Pinheiro Xavier do Instituto Federal da Paraíba (IFPB).

UFCG Sumé tem trabalho na modalidade material didático inclusivo

A apresentação pública da Banca de Defesa do trabalho O jogo didático no ensino de sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para os alunos surdos e ouvintes através da mediação na educação de jovens e adulto foi transmitida online na quarta-feira (13/05) ,às 9h30.

A autoria do TCC é da discente da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, Adriana Farias do Nascimento. O material didático foi produzido sob a orientação do prof. Fabiano Custódio de Oliveira. A banca foi composta também pela examinadora interna, profª. Maria da Conceição Gomes da Miranda e pela examinadora externa, profª. Denise Xavier Torres, da Unidade Acadêmica de Educação do Campo/ CDSA/ UFCG.

UFC recebe defesa de material didático de sociologia

Uma proposta de livro didático de Sociologia no Ensino Médio será apresentado nesta quarta-feira (13/05), às 14h30, como trabalho de conclusão de Mestrado do discente Kelton Medeiros Teles, da Universidade Federal do Ceará.  A banca contará com a presença do orientador, prof. Alexandre Jerônimo Correia Lima e das docentes convidadas, profª. Danyelle Nilin Gonçalves como examinadora interna e a profª. Celina Amalia Ramalho Galvão Lima, como examinadora externa da Universidade Estadual do Ceará.

O presente estudo teve como objetivo a construção de um livro didático de Sociologia para o ensino médio. A partir do conceito de “conhecimento de mundo”, de Paulo Freire, o livro abarca as inquietações, perguntas, curiosidades, expressões lingüísticas e interesses dos próprios estudantes.  O discente busca através de sua produção fornecer subsídios para que os estudantes respondam suas perguntas sobre cultura e sociedade, sendo conceitualmente fidedigno à tradição sociológica em uma linguagem verbal e não verbal que sejam atraentes aos estudantes.

Material didático sobre as TIC é defendido em banca na UFCG Sumé

Hoje (12/05), às 14hs, foi transmitida em videochamada a Banca de Defesa de Mestrado As TIC no ensino de sociologia: Da formação docente à sala de aula, do discente da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sumé, Eleordano Bruno de Medeiros Soares.

O trabalho de conclusão de curso consistiu na produção de material didático com a orientação da profª. Maria da Conceição Gomes de Miranda. Ox examinadores presentes foi o prof. Fabiano Custódio de Oliveira, examinador interno da instituição e a profª. Denise Xavier Torres, examiandora externa da Unidade Acadêmica de Educação no Campo, pertencente ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, da UFCG.

UFC apresenta Defesa de Mestrado sobre gênero nesta terça

A Universidade Federal do Ceará convida nesta terça-feira, às 10hs, para transmissão online da Defesa de Dissertação de Mestrado Relações de gênero no ambiente escolar: Inovação ou Reprodução, da discente Antonia Milena Elmiro Furtado Cid.  O trabalho foi acompanhado pela docente Irlys Alencar Firmo Barreira e tem como convidados o prof. Irapuan Peixoto Lima Filho, como examinador interno e a profª. Rosângela Duarte Pimenta, como examinadora externa da associada do ProfSocio, Universidade Estadual do Vale do Acaraú.

Esta pesquisa objetiva verificar como as representações de papéis sociais, a partir de uma perspectiva das relações de gênero, são compreendidas pelos/as jovens estudantes do Ensino Médio pertencentes a 10 escolas. A investigação está vinculada à linha de pesquisa Juventude e Questões contemporâneas e está metodologicamente dividida em três etapas, através da junção das técnicas de observação participante, aplicação de questionários, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, além de diário de campo e registros fotográficos. O resultado da pesquisa aponta necessidade de formação docente sobre a temática e a importância do tema no ambiente escolar.

 

UFCG Sumé transmitiu mais duas defesas sobre o exercício docente

A Universidade Federal de Campina Grande, do campus Sumé, transmitiu nesta última sexta-feira (08/05)  webconferências de duas Defesa de Dissertação de Mestrado a respeito das condições de trabalho e das práticas dos professores no exercício da docência com orientação do prof. Marciano Monteiro.

O primeiro trabalho de conclusão de curso E pode piorar, professor? A professorarização do docente de Sociologia nas escolas de ensino médio de Pernambuco, do discente João Henrique Lúcio de Souza, foi apresentado às 16hs com aprovação da banca examinadora. A partir das 18 hs, foi a transmissão online da Defesa de Dissertação Trajetórias e Práticas de Professores de Sociologia do Ensino Médio do Cariri Paraibano, do discente Antônio Lindonberto Batista da Silva.

Ambas as bancas foram compostas pela presença do examinador interno, prof. Paulo César Oliveira Diniz e o examinador externo, prof. Antônio Jorge Siqueira, representando o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

Banca de Mestrado na Univasf sobre ensino de sociologia é aprovada

No dia 30 de abril, às 15 hs, aconteceu a apresentação pública da Banca de Defesa de Dissertação da discente da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Bibiane Oliveira Silva Goes. Ela obteve o título de Mestre em Sociologia com a aprovação de seu trabalho de conclusão de curso  O “FAZER” A LEI 10.639 DO COLÉGIO ESTADUAL MATRIZ: adentrando as veredas do ensino de Sociologia.

O trabalho foi orientado pelo prof. Claudio Roberto dos Santos de Almeida e contou com a participação do prof. Nilton de Almeida Araújo e da profª. Paula da Luz Galrão na banca examinadora.

Univasf aprova dissertações que abordam problemas na cultura escolar

A coordenação do ProfSocio/Univasf recebeu duas apresentações públicas de Defesa de Dissertação de Mestrado na última terça-feira (05/05). A primeira webconferência foi realizada às 8h30 com o trabalho do discente Demétrio Cardoso da Silva, intitulado Ensino de Sociologia e a Cultura Escolar Militarizada: análise das práticas de ensino de Sociologia no Ensino Médio do CPMAV em Juazeiro-BA. A  banca examinadora foi composta pelo orientador, prof. Nilton de Almeida Araújo, a examinadora interna, profª. Vanderléa Andrade Pereira e o examinador externo de outro programa da instituição, prof. Marcelo Silva de Souza Ribeiro.

A outra Defesa de Dissertação retratou uma realidade invisibilizada no ambiente escolar.  Automutilação entre adolescentes: uma análise sociológica no ambiente escolar e o caso do Girassol, da discente Ana Carla Castro Bombonati foi apresentada às 14h da tarde para o orientador, prof. Alenxandre Henrique dos Reis; o examinador interno, prof. Delcides Marques e a examinadora externa, profª. Erica Hofling Epiphano. Ambas as defesas obtiveram aprovação e os concluintes, o título de Mestre em Sociologia.

 

Maratona online de Defesas de Bancas de Mestrado UFCG Sumé

A Rede ProfSocio da Universidade Federal de Campina Grande, do campus Sumé transmitiu online webconferências de Defesa de Dissertação de Mestrado no dia 30 de abril com trabalhos dos mais diversos nas linhas de pesquisa da Rede.

Juventudes e escolarização: as vivências do ensino médio sob os seus jovens olhares”, da discente da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sumé, Maria Alcilene Vitória Batista Aires foi apresentado às 14hs. A orientação da dissertação foi realizada pela profª Ivonildes da Silva Fonseca. A banca foi composta pelo examinador interno, prof. Valdonison Barbosa dos Santos e pela examinadora externa do campus de Campina Grande, a profª. Maria de Assunção Lima de Paulo.

Na modalidade intervenção pedagógica, o trabalho “Eu não disse a tu que não era só filme? O audiovisual no processo de ensino-aprendizagem da sociologia no ensino médio”, da discente Alany Araújo de Souza aconteceu às 15 horas com a formação da banca examinadora. O orientador Wallace Gomes Pereira de Souza, a examinadora interna, profª. Maria da Conceição Gomes Miranda e a examinadora externa, profª Denise Xavier Torres, da Universidade Acadêmica de educação no Campo (UFCG), foram os avaliadores da defesa.

No fim da tarde, às 17 horas, foi a vez da apresentação do trabalho “Cinema e sociedade: Um guia pedagógico para o ensino de sociologia na escola secundária brasileira” , da discente Daniella Florêncio Pereira Siqueira. A modalidade do Trabalho de Conclusão de Curso foi uma proposta de material didático. A banca avaliadora foi composta pelo orientador Rozenval Almeida e Souza, o examinador interno prof. Valdonison Barbosa dos Santos e a examinadora externa da Unidade Acadêmica de Ciências Sociais da UFCG, profª. Júnia Marusia Trigueiro de Lima.

A plataforma online que está sendo utilizada para realizar as videochamadas pela UFCG é a Jitsi.org

UFCG aprova trabalho de intervenção pedagógica sobre Música e Gênero

O Trabalho de Conclusão de Curso da mestranda Anne Christine Fernandes foi apresentado em 30 de maio, às 9hs, pela Universidade Federal de Campina Grande. A Banca de Mestrado dissertou sobre os resultados do grupo focal no ensino médio  para avaliar as implicações na formação pedagógica dos discentes provocando mudanças na realidade estudada.

O trabalho “Música e Gênero: o uso do grupo focal como instrumento de formação humana de jovens do ensino médio” se destacou por ser na modalidade Intervenção Pedagógica que se utiliza da interferência no processo de ensino-aprendizagem , enfocando na dinâmica produzida em sala de aula com os estudantes.

UFCG Sumé recebe Banca de Mestrado sobre profissionais da educação

O ProfSocio da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), do campus Sumé, recebeu  a terceira Banca de Defesa de Dissertação nesta quinta-feira (30/04), às 9hs. O trabalho intitulado “Perfil e percepção dos profissionais sobre o ensino de Sociologia na Educação Básica” é de autoria da mestranda, Aracele Barbosa Gomes que obteve o título de Mestra em Sociologia.

A orientação do Trabalho de Conclusão de Curso foi realizada pelo prof. Wallace Gomes Ferreira de Souza que compôs a banca examinadora com as docentes, profª. Ivonilde Fonseca como examinadora interna e profª. Denise Torres, examinadora externa da Universidade Acadêmica de Educação do Campo, do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido (UFCG / campus Sumé).

Univasf aprova dissertação sobre juventude e ensino de sociologia

A Universidade Federal do Vale do São Francisco aprovou no dia 29 de abril, às 14hs, o trabalho de conclusão de curso “Representações sociais de jovens estudantes sobre o ensino de Sociologia: reflexões acerca das relações entre juventudes, escola  e o ensino de Sociologia”, de autoria da mestranda, Raquel Vasconcelos dos Santos Neta.

A Banca Examinadora foi formada em webconferência online com a presença da orientadora, profª. Rosicleide Araújo de Melo, o examinador interno da instituição, prof. Adelson Dias de Oliveira e o examinador externo da Universidade Federal Fluminense, prof. Paulo Carrano.

ProfSocio abre seleção de mestrado para turma de 2020

Nesta quarta-feira, 29 de abril, o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional torna pública a abertura de edital do Exame Nacional de Acesso ProfSocio 2020. As inscrições acontecem até o dia 15 de junho via formulário eletrônico. As aulas da nova turma começarão em agosto deste ano.

Mudanças foram implementadas pela Capes e pela Rede ProfSocio no edital de 2020.  Entre elas, está o novo perfil de alunos a que o mestrado se destina. O público-alvo que poderá participar do exame são licenciados em atuação como professores das redes públicas de ensino, na condição de efetivos ou temporários.

O processo seletivo será composto por três etapas realizadas a distância e por videochamada: envio da Carta de Intenções, defesa online da carta e arguição online de conhecimentos específicos. Neste edital, a Carta de Intenções substituirá o anteprojeto solicitado em seleções anteriores. Ela deverá ser enviada no ato da inscrição, sendo composta por descrição da trajetória profissional e acadêmica do candidato, proposição de tema do Trabalho de Conclusão de Curso, identificando-o a uma das linhas de pesquisa do PROFSOCIO, e justificativa do tema escolhido considerando as contribuições para a área de Ensino de Sociologia, em particular para o desempenho docente. As linhas de pesquisa continuam divididas em Educação, Escola e Sociedade; Juventude e Questões Contemporâneas, e Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares.

A Rede ProfSocio é formada por oito instituições públicas sob coordenação nacional da Universidade Federal do Ceará. O candidato deverá selecionar a instituição na qual pretende realizar o curso. Veja a quantidade de vagas ofertadas por instituição:

Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) / Recife / Pernambuco – 30 vagas

Universidade Estadual de Londrina (UEL) / Londrina / Paraná – 10 vagas

Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) / Sobral / Ceará – 15 vagas

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) / campus Marília / São Paulo – 20 vagas

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / campus Campina Grande/ Paraíba – 15 vagas

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / campus Sumé / Paraíba – 12 vagas

Universidade Federal do Ceará (UFC) / Fortaleza / Ceará – 15 vagas

Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Curitiba / Paraná – 10 vagas

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) / campus Juazeiro / Bahia – 10 vagas

Ao total, são ofertadas 137 vagas. O curso é gratuito, tem duração de 24 meses, com aulas presenciais e confere o título de mestre em Sociologia. Informações no site.

 

Defesa de Banca da Univasf sobre relações entre ser jovem e sociologia é aprovada

A discente da Univasf, Raphaella Gonçalves Teixeira, obteve o título de Mestra em Sociologia na terça- feira (28/04) com o Trabalho de Conclusão de Curso “Experiências narradas: relações entre ser jovem estudante e as experiências com a disciplina sociologia”.

A apresentação pública da Defesa de Mestrado foi realizada na terça-feira (28/04), às 14hs, com a participação do orientador prof. Adelson Dias de Oliveira, a examinadora interna, profª. Rosicleide Araújo de Melo e o examinador externo da Universidade Federal Fluminese, prof. Paulo Carrano.

Inscrições abertas para o encontro anual da ANPOCS

A Associação Nacional de Pós- Graduação em Ciências Sociais (ANPOCS)  está com inscrições abertas para o  44º Encontro Anual dos cientistas sociais e educadores da área. O evento será sediado este ano pela Universidade Federal do ABC (UFABC), em São Bernardo do Campo, São Paulo, durante os dias 08 a 11 de setembro.

O ProfSocio convida toda sua comunidade de docentes e discentes para se inscrever no encontro e participar do GT Ensino de Ciências Sociais. O objetivo do grupo de trabalho é agregar pesquisas que discutam o ensino das Ciências Sociais em suas diferentes modalidades,  tanto na Educação Básica, quanto no Ensino Superior. O prazo para submissão de resumos vai até 04 de maio.

Os trabalhos podem estar relacionados sobre a formação de cientistas sociais, a institucionalização e profissionalização das Ciências Sociais no Brasil, o papel de seu ensino no atual contexto político, dentre outros relativos à temática. O GT15 será coordenado pela docente do ProfSocio, profª. Sueli Guadalupe de Lima Mendonça, da associada UNESP, campus Marília e pelo prof. Amurabi Oliveira, da UFSC. Inscreva-se já!

 

Unesp divulga transmissão online de bancas de defesa

Unesp tem defesas online até 30/04

A Rede ProfSocio está disponibilizando transmissão online de Bancas de Defesa de Mestrado da associada Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), localizada no campus Marília.  Até o dia 30 de abril, irão acontecer onze webconferências com apresentações sobre diversas temáticas como identidade negra, Movimento Escola sem Partido e juventude.

Amanhã, às 10hs, será realizada a segunda defesa de dissertação pelo aluno Rafael Milanezi com o trabalho “Integrando música autoral e sociologia: uma intervenção pedagógica alternativa” sob orientação da profª. Drª. Ana Paula Cordeiro. A webchamada será transmitida neste link e será efetivada a partir do login no e-mail institucional da Unesp.

 

 

 

Confira a lista abaixo das demais bancas:

27/04/2020 14:00 Hainra Asabi Alves Costa Profa. Dra. Rosângela de Lima Vieira
TÍTULO: IDENTIDADE RACIAL E TRANSEXUAL: UM OLHAR SOBRE O ENSINO DE SOCIOLOGIA
Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/23ea1753-640e-4f2b-bdce-6a3bdd4ade60

 

27/04/2020 14:00 Adriana de Souza Ronchi  Profa. Dra. Angélica Lovatto
TÍTULO: A DECADÊNCIA IDEOLÓGICA BURGUESA NO PENSAMENTO SOCIOLÓGICO BRASILEIRO E OS SEUS REFLEXOS NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA
Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/ceed0690-16a6-4839-b3d5-d089a192d2d6

 

28/04/2020 15:00 Rivelino Lourenço Martins Profa. Dra. Ana Paula Cordeiro
TÍTULO: ENSINO DE SOCIOLOGIA E A ARTE: DIÁLOGOS POSSÍVEIS ENTRE ÁREAS DE CONHECIMENTO NO ENSINO MÉDIO
Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/bc4e19ff-31f8-451c-9909-94bb68f3f333

 

28/04/2020 15:00 Felipe Roberto Teruel Garcia Munhoz Prof. Dr. Jair Pinheiro
TÍTULO: OS LIMITES E POSSIBILIDADES DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA REALIDADE ESCOLAR PAULISTA
Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/d68f3c8c-0e0e-4836-bd58-8655922592eb

 

29/04/2020 09:00 Sônia Aparecida de Sena Fernandes Profa. Dra. Rosangela de Lima Vieira
TÍTULO:  A PRÁTICA DE ENSINO DE SOCIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO SOB A PERSPECTIVA DO DESENVOLVIMENTO DE PROJETOS ESCOLARES:
UM OLHAR SOBRE A SUSTENTABILIDADE
Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/187c16b9-1b76-4579-823d-6aae4545c86e

 

29/04/2020 09:00 Maria Cecilia Dias da Cruz Prof. Dr. Paulo Eduardo Teixeira
TÍTULO: LABORATÓRIO DIDÁTICO DE PESQUISA SOCIAL NO ENSINO MÉDIO: INTERVENÇÃO FORMATIVA E ATIVIDADE DE ESTUDO
Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/691e1a71-13e5-4999-b3d0-c3a30bd0ab6a

 

29/04/2020 10:00 Rodrigo Leonardo Offerni Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Barbosa
TÍTULO: MOVIMENTO ESCOLA SEM PARTIDO: ORIGEM E MODUS OPERANDI NO DEBATE EDUCACIONAL LIBERAL-CONSERVADOR E DESDOBRAMENTOS
NO ENSINO DE SOCIOLOGIA E HISTÓRIA
Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/6c8ceedb-5a22-4b99-b994-d360407f1cbb

 

29/04/2020 14:00 Juliana Miranda Zasciurinski Prof. Dr. Fabio Kazuo Ocada
TÍTULO: JUVENTUDE CONFINADA: UMA CONTRIBUIÇÃO À PRÁTICA DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NA FUNDAÇÃO CASA DE MARÍLIA – SP
Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/9e342794-5def-41cf-acb4-10244ee49855

 

29/04/2020 16:00 Marcos Rogério Jesus Chagas Prof. Dr. Jair Pinheiro
TÍTULO: OS GRÊMIOS ESTUDANTIS E AS MOBILIZAÇÕES SECUNDARISTAS EM BAURU NO ANO DE 2015
Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/faefd596-e0ee-4c44-b575-ea59c4a19d7d

 

30/04/2020 14:00 Daniely Nascimento Marreira Dantas Profa. Dra. Maria Valeria Barbosa
TÍTULO: A CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE NEGRA NA ESCOLA: DIALOGANDO COM O ENSINO DE SOCIOLOGIA
Transmissão ao vivo: https://stream.meet.google.com/stream/08332075-2cc3-4893-b324-f9c4c0fda31f

 

Defesa de interdisciplinaridade entre sociologia e literatura é defendida na Univasf

A apresentação pública de Defesa de Dissertação de Mestrado intitulada “Percepção das abordagens sociológicas nas obras de literatura brasileira pelos estudantes de 3ª ano do Colégio Estadual Senador Luiz Viana Filho”, do discente José da Silva Lacerda será realizada nesta quinta-feira (23/ 04) , às 16 hs.

O trabalho de conclusão de curso recebeu orientação do prof. Delcides Marques da Universidade Federal do Vale do São Francisco. A banca de avaliação também será formada pelo examinador interno, prof. Gabriel Pugliese Cardoso e o examinador externo, Dr. Adalto Marques. A apresentação ocorrerá por web conferência através deste link 

Atualização

O discente obteve o título de Mestre em Sociologia com aprovação de seu Trabalho de Conclusão de Curso.

 

Dissertação sobre inclusão é defendida por mestranda da Univasf

O Trabalho de Conclusão de Curso “Educação Inclusiva: reflexões a partir de práticas pedagógicas no Ensino Médio”, da discente Andrea Shirley Souza dos Santos, da Universidade Federal do Vale do São Francisco foi aprovado nesta quarta-feira (22/04) em webconferência transmitida online ao público. A dissertação foi orientada pela Profª. Me. Vanderléa Andrade de Oliveira.

Além da orientadora, a banca examinadora contou com a participação da Profª.Drª. Rosicleide Araújo de Melo, como examinadora interna do Programa de Ciências Sociais da instituição, e do Prof. Dr. Marcelo Silva de Souza Ribeiro, como examinador externo do Colegiado Acadêmico de Psicologia da Univasf.

Univasf transmite defesa de TCC online sobre diversidade sexual na escola

Nesta sexta-feira, 17 de abril, a partir das 10 hs, será realizada webconferência da Banca de Defesa de Dissertação Se eu pudesse escolher, não seria. Um estudo sobre diversidade sexual, os desafios do acolhimento na escola e as práticas pedagógicas da Sociologia no Ensino Médio, pela mestranda da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Richelly Cavalcanti de Souza.

O trabalho de conclusão de curso está sob orientação da profª. Vanderléa Andrade de Oliveira. A banca examinadora também será composta pelos docentes, prof. José Hermógenes Moura da Costa como examinador interno e a profª Jamile Borges da Silva, examinadora externa da Universidade Federal da Bahia. Confira mais uma apresentação online do ProfSocio através deste link.

ATUALIZAÇÃO

A discente obteve o título de Mestre em Sociologia com aprovação de seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Dissertação será defendida em conferência online pela Univasf

A Coordenação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional da Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) tem a satisfação de convidar a comunidade acadêmica para assistir a apresentação pública de Defesa de Dissertação de Mestrado do aluno Jonatã França Bittencourt. A defesa será realizada nesta quinta-feira, 16 de abril, às 10h.

A banca examinadora será composta pela orientadora, profª. Luzânia Barreto Rodrigues, a examinadora interna, profª. Vanderléa Andrade Pereira  e a examinadora externa da UFBA, profª. Jamile Borges da Silva. A temática abordará o ensino da sociologia na modalidade de educação profissional e tecnológica com transmissão online por web conferência para os interessados.

Para confirmar a participação previamente e salvar em um calendário online a data, clique neste link de registro. Para ter acesso ao link direto no dia 16/04, clique aqui

ATUALIZAÇÃO

O discente obteve o título de Mestre em Sociologia com a recomendação de publicação de sua dissertação.

Pesquisa da UEL está recebendo colaborações de docentes

A mestranda da Rede ProfSocio da Universidade Estadual de Londrina (UEL), profª Luciana Galdino está desenvolvendo a pesquisa “Contribuições do Ensino de Sociologia para as Questões da Diversidade na Escola Pública” e está recolhendo dados de professores de sociologia que atuam na Rede Pública.   As respostas das setes questões disponibilizadas serão utilizadas para fins científicos visando identificar aspectos sobre a temática com a orientação da Profa. Dra. Márcia Rejane Xavier. Colabore aqui

Fundaj aprova trabalho sobre tecnologias digitais no ensino de sociologia

Como podemos utilizar as Tecnologias Digitais em sala de aula?  É com esta problemática que a defesa do trabalho de conclusão de curso  “Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no Ensino de Sociologia: uma mediação possível”, produzida pelo discente Kelderlange Bezerra Alves foi aprovada no dia 30 de março, às 9h30. O TCC aborda as especificidades das tecnologias digitais para uma prática pedagógica significativa em sala de aula mobilizando o conceito de mediação dos autores Vygotsky e Jesús Martín- Barbero.

Dentre os docentes da banca examinadora, estiveram presentes a orientadora profª. Cátia Wanderley Lubambo, a examinadora interna, profª. Viviane Toraci Alonso de Andrade e a examinadora externa, a profª. Ana Paula Costa de Lucena, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE).

     

Aulas online são realidade na Fundaj e na UFCG/Sumé

A Fundação Joaquim Nabuco e a Universidade Federal de Campina Grande, do campus Sumé, continuam mantendo suas aulas neste período de isolamento social a partir de videochamadas. A disciplina contemplada é Teoria das Ciências Sociais 3 que reúne alunos em chats online com o docente para discussão dos fenômenos políticos da sociedade brasileira contemporânea.

A disciplina é lecionada pelos professores, Joanildo Burity, da Fundaj e a profª. Kelly Cristina, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG. Em tempos de isolamento e cuidado social, a Rede ProfSocio se mobiliza para garantir a integridade de docentes, alunos e colaboradores.

            

Defesa de TCC alia arte a intervenção nas aulas de sociologia do EJA

“A vida do Barro no Alto do Moura: praticando antropologia no Ensino de Sociologia do EJA” foi tema do trabalho de conclusão de curso defendido em 24 de março, às 14h, através de videoconferência realizada pela Fundação Joaquim Nabuco.

De autoria do novo Mestre Paulo Roberto de Freitas Silva Filho, morador do município de Caruaru, Pernambuco, a proposta do trabalho foi realizar uma intervenção pedagógica na Escola de Referência Professor Lisboa, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A imersão em campo dos alunos para entender o processo artístico de mestres artesãos e sua relação com a dinâmica local propiciou transformar essa realidade em conteúdos curriculares.

Relações de parentesco, de produção de identidade local e regional, de mercado, relações comunitárias e ecológicas foram abordados durante as aulas para desnaturalizar a realidade imediata dos alunos.  Segundo o autor, o objetivo do trabalho foi “fazer das aulas de Sociologia um exercício pedagógico significativo para que os estudantes leiam o mundo que o circunda.”

A orientação do trabalho foi realizada pelo professor do ProfSocio/Fundaj, Pedro Silveira. A banca de avaliação foi composta também pelos docentes Allan Monteiro como examinador interno e Alik Wunder, examinadora externa pela Universidade Estadual de Campinas.

 

Banca da Fundaj aprova trabalho sobre cultura digital

Com o tema “Alunos ciborgues numa cultura escolar digital”, o discente José Raimundo Silva Costa obteve o título de Mestre em Sociologia pela associada Fundação Joaquim Nabuco. A dissertação versou sobre o uso de tecnologias digitais na escola.

O trabalho de conclusão de curso foi apresentado em sessão online no dia 20 de março, às 14hs. A banca examinadora foi composta pela orientadora, prof. Viviane Toraci, pela examinadora externa da UFPB, prof. Maria da Conceição Gomes de Miranda e examinadora interna da instituição, prof. Darcilene Gomes.

Fundaj realiza a primeira banca de defesa online

O trabalho de conclusão de curso “Tecnologias digitais de informação e comunicação na prática do docente de Sociologia no Ensino Médio na cidade de Marabá/PA”, defendida pela discente Edna Cristina Jaques Brelaz Castro foi aprovado por unanimidade pelos membros da banca da associada Fundação Joaquim Nabuco. A discente abordou a realidade de ensino na Região Norte, especificamente, no estado em que reside, no Pará.

O trabalho foi apresentado no dia 20 de março seguindo o protocolo  de formação de banca online.  Na banca examinadora estavam presentes a orientadora, prof. Viviane Toraci e as docentes Darcilene Gomes, como examinadora interna e Maria da Conceição Gomes,  como examinadora externa vinculada à Universidade Federal da Paraíba (UFPB). A  nova Mestre em Sociologia também contou com a coorientação da prof. Edma do Socorro Silva Moreira, da Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa).

ProfSocio anuncia protocolo para bancas online

A Rede ProfSocio adotou protocolo para a realização de bancas de defesa para conclusão de curso da primeira turma de 2018. A  nova determinação é de que as bancas se organizem de forma online para segurança de seus integrantes, em cumprimento à  medida de isolamento social recomendada pelas instituições governamentais para evitar a disseminação da Covid-19. Abaixo segue a íntegra da nova resolução:

PROTOCOLO 

Solicitamos que todos os integrantes da banca instalem em seus computadores o aplicativo e informem seus usuários para criação pelo presidente da banca de sala de chat específica. Também, devido a grande demanda dos serviços de internet residencial, as conexões podem cair ou ficarem mais lentas. Por isso, recomendamos que todos instalem o aplicativo  em seus celulares, permitindo a opção de conexão em 4G.
Procedimentos:
  1. O arquivo da apresentação que será utilizada pelo mestrando deve ser enviado pelo presidente da banca para todos os integrantes com antecedência de 24 horas. Cada um deverá salvar o arquivo em seus computadores para visualização offline.
  2. No horário agendado, o presidente da banca realizará a chamada apenas em voz para o grupo, utilizando o chat já criado e testado.
  3. Toda a sessão, com exceção da deliberação da banca, será gravada em áudio pelo presidente da banca para fins de comprovação.A gravação poderá ser realizada diretamente pelo aplicativo ou por gravador externo, como os disponíveis nos celulares.
  4. O presidente da banca registra em áudio a abertura da banca, falando o nome do mestrando, o título do trabalho, a data e hora da defesa e solicita o início da apresentação pelo mestrando.
  5. Cada integrante deverá abrir seu arquivo da apresentação e acompanhar a explanação do mestrando por voz.
  6. Para evitar interferências na gravação do áudio da banca, todos os integrantes que não estão com o espaço de fala devem manter seus microfones fechados.
  7. Após a explanação, com duração máxima de 30 minutos, cada integrante da banca será convidado a realizar sua arguição, abrindo para isso seu microfone. Os demais permanecerão com os microfones fechados.
  8. Encerrada a arguição, o mestrando será convidado a desabilitar sua câmera e microfone, bem como silenciar sua caixa de som, para deliberação da banca. Finalizada a deliberação, o presidente da banca, por mensagem de texto via aplicativo, convidará o mestrando a abrir seu microfone e habilitar a saída de som.
  9. Finalizados os trabalhos, o presidente da banca poderá enviar a documentação de banca por e-mail, incluindo a Ata de Defesa para assinatura digital dos integrantes da banca, declaração de participação em banca para os convidados e declaração de conclusão de curso para o aluno.
  10. O presidente da banca deverá salvar o arquivo em áudio do registro da banca em local seguro para posterior entrega a secretaria do mestrado. Também, poderá enviar cópia para o aluno.

3ª REUNIÃO DA COORDENAÇÃO NACIONAL DO PROFSOCIO

CARTA CONVOCATÓRIA

 

A Coordenação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional  convoca os coordenadores das Associadas que compõem a Rede PROFSOCIO para participarem da 3º Reunião da Coordenação Nacional,  que acontecerá nos dias 12 e 13 de março de 2020, na Fundação Joaquim Nabuco – FUNDAJ (Derby), com a seguinte pauta:

12.03.20 – 9h às 12h

INFORMES

  1. Avaliação das turmas em andamento

Evasão

Reprovação

Produção

  1. Qualificações e defesas de TCC

Agenda, distribuição dos recursos e participação de docentes da Rede como avaliadores externos.

  1. Plataforma Sucupira
  2. Recursos Capes

Edital para turma 2020.

12.03.20 – 13h às 17h

PLANEJAMENTO 2020

  1. Projetos nacionais de pesquisa

Criação de grupos de pesquisa no CNPq

15h30 COFFEE BREAK

  1. Política nacional de autoavaliação e acompanhamento de egressos

13.03.20 – 9h às 12h

PLANEJAMENTO 2020

  1. Atividades de Impacto Social

Laboratórios

Extensão

PIBIC – Graduação e Ensino Médio

PIBID

Articulação com Governos Estaduais – novos currículos do Ensino Médio

Cursos de curta duração

  1. Agenda nacional de eventos

8.1 Representação institucional

ABECS (São Paulo – novembro)

Anpocs (Caxambú – novembro)

8.2 Promoção de eventos

UNIVASF

I Simpósito Internacional Juventudes e Educação (março/20)

Fundaj

Currículo em Debate (3 edições / março)

Seminário em Rede (6 edições)

epePE (maio de 2021) – Encontro de pesquisa educacional em Pernambuco

 

13.03.20 – 14h às 17h

MESA REDONDA: A SOCIOLOGIA NOS CURRÍCULOS ESTADUAIS DO ENSINO MÉDIO

Local: Fundaj Derby – Sala Arquibancada

Debatedores:

Coordenação Nacional Rede ProfSocio:

Danyelle Nilin Goncalves – Universidade Federal do Ceará

Joanildo Burity – Fundação Joaquim Nabuco

 

Coordenadores das associadas ProfSocio:

Irapuan Peixoto Lima Filho – Universidade Federal do Ceará

Viviane Toraci – Fundação Joaquim Nabuco

Simone Meucci – Universidade Federal do Paraná

Diocleide Lima Ferreira – Universidade Estadual Vale do Acaraú

Maria de Assunção Lima de Paulo – Universidade Federal de Campina Grande (Campina Grande)

José Marciano Monteiro – Universidade Federal de Campina Grande (Sumé)

Hermógenes Moura – Universidade Federal do Vale do São Francisco  (UNIVASF)

Fundaj convida para nova edição do Currículo em Debate

A nova edição do evento Currículo em Debate, promovida pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), convida todos para participarem da discussão sobre a versão preliminar do currículo de sociologia de Pernambuco nessa quarta-feira, 04 de março, a partir das 9h. Dessa vez, a região escolhida será a Zona da Mata Norte do estado.

A primeira cidade a receber essa 2ª edição será Vitória de Santo Antão. O encontro conta com a presença do Assessor Pedagógico da Secretaria de Educação de Pernambuco, Durval Paulo Gomes Júnior.  Ele responderá as questões formuladas pela docente Viviane Toraci e de um representante da nova turma do ProfSocio, organizadora da caravana que objetiva interiorizar a discussão sobre a elaboração do currículo de sociologia do novo ensino médio com a comunidade escolar e sociedade civil.

Na primeira edição, o evento aconteceu em Recife onde foram discutidas a implantação da BNCC no estado e a presença da Sociologia no currículo com a apresentação de sugestões e demandas pelo público presente durante a oficina deliberativa Reforma curricular e o lugar da Sociologia na escola.  O evento é gratuito e será sediado na Gerência Regional de Educação do município de Vitória,  localizado na rua Dr José Augusto, S/n Matriz.

UVA promove a Semana de Abertura de Ciências Sociais de 2020.1

A Semana de Abertura do curso de Ciências Sociais e do ProfSocio da Universidade do Vale do Acaraú (UVA) será realizada entre os dias 03 a 05 de março, no Auditório Central do Campus Betânia. O evento de recepção dos calouros e veteranos para o semestre letivo 2020.1 terá palestras, conferências, lançamento de livro e exibição de filme com a participação de docentes de outras universidades, iniciando a partir das 18h30.

A realização do evento é uma parceria entre as coordenações do ProfSocio e da Graduação em Ciências Sociais, do Núcleo de Pesquisas Sociais (Nupes), Laboratório das Memórias e Práticas Cotidianas (Labome) e do programa de extensão, Visualidades da UVA.

Lançamento de livro sobre consumo de drogas entre os jovens no I Sinjuve

O livro De “futuro do país” a um “problema social”: A identidade social do drogado em escolas de ensino médio, propõe uma reflexão sobre os modos como a Escola vem lidando com a questão das drogas. Sobretudo, desvela os limites da pedagogia do terror e tem como imperativo uma abordagem menos moralizante, orientada à Educação para as drogas e prevenção de danos e riscos.

De autoria do professor José Hermógenes Moura da Costa, da Universidade do Vale do São Francisco, o livro é resultado de sua tese de doutorado em sociologia pela UFPE. A obra já está à venda pela editora CRV e seu lançamento está previsto para acontecer no I Simpósio Internacional de Juventudes e Educação, entre os dias 17 a 20 de março.

O docente é pesquisador do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o uso de Substâncias Psicoativas – LAPIS/UNIVASF e atua com os principais temas da socioantropologia do consumo de substâncias psicoativas; identidade social do usuário de ‘drogas”; sexualidade e saúde; significados e práticas sociais e processos saúde/doença.

Univasf sedia I Simpósio Internacional sobre juventudes e educação (Sinjuve)

O ProfSocio convida a todos os interessados para participar do I Simpósio Internacional Juventudes e Educação: Cenários educacionais em tempos de reformas. O evento será realizado entre os dias  17 e 20 de março de 2020 na Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf), no campus de Juazeiro, Bahia.

O Simpósio tem como objetivo estabelecer articulações entre pesquisadores (as), professores(as) da Educação Básica e estudantes de graduação e pós-graduação na construção de debates e novos entendimentos acerca das questões contemporâneas que colocam as Juventudes e a Educação em destaque no cenário sociopolítico e educacional do país e da América Latina.

Até o dia 30/01, estão abertas as submissões para relatos de experiências, trabalhos científicos, artigos e painéis temáticos. Além dos anais, o evento conta com a parceria de quatro periódicos (REVASF, Café com Sociologia, EXTRAMUROS e Revista de Educación da Universidad Mar del Plata) todas indexadas e com qualis CAPES. Faça agora a sua inscrição pelo site.

 

Comunicado da Coordenação Nacional sobre Reunião com membros da CAPES

No dia 26 último, estiveram reunidos na Capes, as professoras Danyelle Nilin Gonçalves ( Coordenadora Nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional- ProfSocio), Ileizi Fiorelli Silva ( coordenadora do ProfSocio na Universidade Estadual de Londrina-UEL), Marcelo Rosa (coordenador de área da Sociologia na CAPES), Carlos Benedito Martins ( ex-presidente da SBS e, na ocasião,  representando o presidente da SBS, Jacob Carlos Lima, Wallison Araújo (assessor da deputada Professora Rosa Neide – PT/MT), Joana Sousa (diretoria da EaD e UAB)  e o assessor Ricardo Costa (representando a presidência da Capes).

Foi apresentado o  funcionamento do mestrado, sua importância para a educação básica, sua capilaridade, o número de professores e alunos envolvidos. Também foi reforçada a preocupação da rede em saber se haverá continuidade ou não do programa, dada sua importância para a pós-graduação e sua ligação com a educação básica. Após a explanação, a técnica e o assessor da Capes relataram que o contingenciamento de 2019 impossibilitou a abertura de uma terceira turma, já no corrente ano,  mas confirmaram a abertura de uma nova turma, com edital do primeiro semestre para a entrada em agosto de 2020.

Na ocasião foi demandado também sobre a possibilidade de abrir edital de credenciamento de novas instituições para a Rede, ao finalizar a primeira turma, sendo  sugerido enviar um ofício à Capes com o pedido.Dessa forma, nos primeiros meses do ano, a Rede ProfSocio divulgará seu edital para a seleção da Turma 2020.

I Encontro de Pós-graduação do ProfSocio/CSDA

Amanhã, 05/12, a partir das 8h30, será realizado o I Encontro de Pós-Graduação do ProfSocio/CDSA, no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido, campus Sumé, da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

O Encontro tem como objetivo propor um espaço de debate e disseminação dos trabalhos realizados pelos mestrandos sobre o ensino da sociologia e suas especificidades no contexto da região do Cariri.

Na programação, estão previstas pela manhã mesas-redondas que tratarão da formação docente e do contexto social em que a disciplina é ensinada. Durante a tarde, será destaque as estratégias da inserção de temais locais no ensino de sociologia e estratégias didáticas que versam sobre jogos, práticas pedagógicas, pesquisa, livros didáticos e Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) para um melhor ensino aprendizagem da sociologia na educação básica.

Confira a programação completa nos cartazes abaixo:

Trabalhos do ProfSocio/UVA são destaque em evento

Apresentações de trabalhos de alunos do ProfSocio da Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) foram destaques no XIV Encontro de Pesquisa e Pós-Graduação, coordenado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PRPPG) da Instituição.

As mestrandas Clécia Maria Lopes do Nascimento e Thays de Souza Veras, orientadas pela Profª Drª  Marina Leitão Mesquita, obtiveram notas máximas em seus respectivos projetos de pesquisas: “Um corpo para marcar: um estudo sobre autolesão na juventude” e “As construções discursivas sobre gênero nos livros didáticos de sociologia no ensino médio”.

Ainda, recebeu menção honrosa o mestrando Antônio Wesley Parente Silva, com o trabalho “Currículo e prática docente no ensino de sociologia na E.E.M Dr. João Ribeiro Ramos”, sob a orientação da Profª Drª Maria Isabel Silva Bezerra Linhares.

O Encontro foi realizado no campus Betânia, em Sobral, Ceará, entre os dias 08 e 09 de outubro como parte da programação do Outubro UVA 2019, que comemora o mês de aniversário da universidade com atividades acadêmicas, científicas e culturais.

 

Campanha a favor da continuidade do ProfSocio

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) dedica-se à pesquisa e formação continuada de professores na área de Ensino da Sociologia para a Educação Básica, e vem pedir o apoio de todos para a continuidade do seu financiamento pela Capes com a liberação do edital 2020 para a formação de nova turma.

A Rede é formada por mais de 250 docentes integrantes de oito instituições de ensino superior – Fundaj, UEL, UVA, UNESP, UFCG, UFC, UFPR E UNIVASF. Há duas turmas já em curso, empenhadas na qualificação do trabalho docente e no desenvolvimento de pesquisas sobre educação. Junte-se a nós nessa campanha. Assine nossa petição pública demonstrando seu apoio a manutenção do ProfSocio. 

 

ProfSocio da UFC organiza debate sobre a BNCC e o ensino de sociologia

Nesta sexta-feira (08/11), a Universidade Federal do Ceará sediará a mesa “A BNCC e o ensino de sociologia” a partir das 14h30, no Auditório Luiz de Gonzaga, Centro de Humanidade III. O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) em parceria com o Laboratório de Estudos em Política, Educação e Cidade (Lepec/UFC)  promovem a realização e coordenação do evento.

O Estado do Ceará iniciou recentemente consulta sobre o Documento Curricular Referencial (DCRC).  Neste sentido, o objetivo do evento é informar, capacitar e despertar a comunidade acadêmica e professores da Rede Pública estadual para o debate sobre os arranjos curriculares a serem implementados e a relação com os processos de ensino e aprendizagem de Sociologia.

Os participantes da mesa são o Dr. Williams Lopes, professor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio/UFC); Me. Paulo Venício, professor da rede pública estadual e coordenador da área de Ciência Humanas da BNCC do Ceará e a Me. Veirislene Lavor, professora da rede pública estadual e redatora do componente curricular Sociologia da área de Ciências Humanas.

A arte do cartaz é de Euvaldo de Barros Lima Filho, da graduação em Ciências Sociais e bolsista do Lepec.

NuSocio da UFCG promoverá debates sobre o audiovisual no ensino de sociologia

Na próxima sexta-feira (25/10) será realizado o primeiro encontro sobre o processo de construção das pesquisas em Ciências Sociais, pelo Núcleo de Estudos em Ensino de Sociologia (NuSocio), da UFCG, campus Sumé. Os trabalhos desenvolvidos a respeito do uso do audiovisual no ensino de sociologia será apresentado por três mestrandos do ProfSocio em formato de mesas-redondas.

O NuSocio está vinculado ao Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido e tem por objetivo desenvolver estudos e pesquisas sobre o ensino de sociologia com contribuições da Antropologia, Pedagogia e Psicologia.

Juventude e Participação Política é tema do projeto Pibic Ensino Médio/ Fundaj

A Jornada de Iniciação Científica da Fundação Joaquim Nabuco foi realizada ontem (16/10) com a apresentação da equipe do Pibic Ensino Médio 2018 – 2019, um projeto desenvolvido pelo Laboratório de Sociologia (SocioLab), vinculado ao ProfSocio.

Os alunos do EREM Cândido Duarte exibiram o documentário #ocupecandidoduarte  como produto final do tema Juventude e Participação Política. Para assistir, acesse o link aqui

 

ProfSocio da Fundaj debate o novo currículo de Sociologia do Ensino Médio

O evento  Currículo em Debate: Perspectivas para as Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em Pernambuco inicia as discussões com a sociedade civil das novas mudanças curriculares na educação básica. A associada do ProfSocio, Fundação Joaquim Nabuco, disponibilizará no dia 30 de setembro, a partir das 8h30, o Auditório João Cardoso Ayres, no campus Derby, em Recife,  para a realização das atividades.  O objetivo é discutir o novo currículo de Sociologia nesse estado tendo como referência a reformulação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), prevista para ser implementada em 2020.

O debate terá a participação de representantes da Secretaria de Educação de Pernambuco (SEDUC/PE) com a interlocução dos professores e alunos da associada do ProfSocio/Fundaj. O evento é aberto ao público. Para participar da oficina deliberativa “Reforma curricular e o lugar da Sociologia na escola”, inscreva-se aqui.  Essa oficina se propõe à produção de um texto coletivo com a elaboração de proposições de estudantes e professores da área sobre o tema a ser encaminhado à Secretaria.

 

 

Seminário em Rede debate Diversidade no mês de setembro

O Seminário em Rede em parceria com o Sociolab está promovendo discussões sobre o tema Diversidade. A ideia surgiu para fomentar o debate com os bolsistas de iniciação científica do EREM Professor Cândido Duarte. Na próxima terça-feira (24/09), às 9h30, será debatido o tema Sexualidade com a coordenadora do Núcleo de Diversidades e Identidades Sociais (NDIS) da UPE, Nádia Patrizia Novena.

Na última quarta, foi realizado o debate sobre Raça, com a presença da professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Denise Botelho. Pertencimento étnico, processo de embranquecimento, perseguição contra as religiões afroindígenas, racismo e valorização da cultura afrobrasileira na educação foram alguns dos temas discutidos no primeiro encontro. O evento está aberto ao público e está sendo realizado na sala Gilberto Osório, no Campus Apipucos da Fundaj.

O Sociolab é um projeto de extensão do ProfSocio realizado pela Fundação Joaquim Nabuco. Em sua terceira edição, vem desenvolvendo atividades com alunos do ensino médio a partir de temáticas atuais.

Para saber mais sobre os projetos desenvolvidos no Sociolab Fundaj, entre no blog sociolabfundaj.wixsite.com/meusite e acompanhe as próximas novidades!

ProfSocio recebe a primeira defesa de trabalho de conclusão de curso

A primeira defesa de trabalho de conclusão do mestrado ProfSocio aconteceu ontem (20/08), na Universidade Federal do Ceará, com o trabalho “Cultura geek e construção de redes de sociabilidade e saberes: um estudo sobre protagonismos juvenis em Horizonte-CE”. O período para a conclusão da primeira turma do Mestrado Profissional em Sociologia em Rede Nacional está previsto para 2020.

A banca examinadora foi composta pelos professores Antônio Cristian Saraiva Paiva (orientador), Irapuan Peixoto Lima Filho (membro interno) e Daniel Costa Valentim, membro externo da Faculdade de Fortaleza  (Fafor).

Defesa de dissertação sobre juventude e cultura geek na UFC

Hoje, às 16 horas, será realizado a defesa da dissertação Cultura geek e construção de redes de sociabilidade e saberes: um estudo sobre protagonismos juvenis em Horizonte-CE, no Auditório do Departamento de Ciências Sociais, da Universidade Federal do Ceará (UFC).

O trabalho busca compreender os impactos e os desdobramentos da construção de ambientes de sociabilidades para a proliferação da cultura geek e como a Sociologia pode ser capaz de despertar as disposições necessárias ao desenvolvimento do protagonismo juvenil.

O autor Romário da Silva Santos trabalhou com políticas públicas voltadas a juventude no município de Horizonte através do Estação Juventude e concluirá o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional na instituição cearense, na linha de pesquisa Juventude e questões contemporâneas.

 

Evento reúne Colóquio de História da África e Semana de Ciências Sociais

O IV Colóquio Internacional de História da África e a VIII Semana de Ciências Sociais serão realizados conjuntamente este ano com o tema “História e Ciências Sociais”. A Universidade do Vale do São Francisco, em Juazeiro (BA), sediará o evento entre os dias 18 a 22 de novembro.

A programação perpassa desde o debate sobre projetos missionários na África à conformação do objeto das Ciências Sociais e o ensino de sociologia. As inscrições já estão abertas. O prazo para a submissão de trabalhos se encerra dia 17 de julho.

Para mais informações, entre no link:                                                                                                          https://www.even3.com.br/semanacoloquio/?fbclid=IwAR3vGh2RBwbc9iP2qqD3v4TfNDo9CvvbOtzwF5vLGd4YUKL4so1jXJPQ5AI

 

 

Carta Convocatória para a Reunião da Coordenação Nacional do PROFSOCIO

A Coordenação do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional  convoca os coordenadores das Associadas que compõem a Rede PROFSOCIO para participarem da 2º Reunião da Coordenação Nacional,  que acontecerá nos dias 8 (de 8h às 12h) e 9 de julho (de 10h às 17h), na sede da UFSC, Campus Universitário Reitor João David Ferreira Lima, Trindade,  Florianópolis  – SC,  Auditório Bloco E, onde será abordada a seguinte pauta:

Avaliação do primeiro ano do Curso (evasão/reprovação e qualificação);

Capes (Recursos Capes, Plataforma EaD, possibilidades de novas turmas) ;

Qualificações e defesas de dissertação;

Plataforma Sucupira;

Projetos de pesquisas dos docentes;

Corpo docente e novas adesões;

Publicações.

 

Palestra sobre violência doméstica na UFCG

 

O ProfSocio juntamente às Coordenações de Licenciatura e Bacharelado das Ciências Sociais e o grupo Hexis e TDEPP da Universidade Federal de Campina Grande promovem no dia 28 de junho, das 9 às 12 horas, a palestra “Violência Doméstica e Justiça: uma relação possível”. O evento será realizado no Hall das Placas, na UFCG, no campus Campina Grande, na sala do Prof. Fábio de Freitas.

A convidada é a Profª. Drª Isabel Dias, membro do corpo docente do departamento de sociologia da Universidade do Porto e autora dos livros “Violência na Família. Uma abordagem Sociológica” e “Violência Doméstica e justiça: uma relação complexa”.

 

 

Seminário Docência na Educação Básica

O ProfSocio  convida para o Seminário Docência na Educação Básica realizado conjuntamente com o Gestrado/UFMG e o Programa de Pós-graduação em Educação, Culturas e Identidades (Fundaj/UFRPE). O intuito é promover o debate em torno de pesquisa em andamento sobre as condições de oferta da educação básica pública no Nordeste. A programação inclui a presença de Dalila Oliveira (Gestrado/UFMG), Luiz Dourado (UFG), Márcia Ângela Aguiar (UFPE) e do pesquisador norte-americano Thomas Popkewitz (Universidade de Madison/EUA).

Em 27 de junho, das 09:00 às19:00, na Fundação Joaquim Nabuco/Campus Derby, em Recife.

O Seminário é aberto ao público e com inscrição gratuita em https://docencianaeducacao.wixsite.com/seminario

Edital de bolsas PROEB 2019

A Coordenação Nacional do PROFSOCIO torna públicas as regras para concorrência à bolsa da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). A concessão de bolsas deve seguir as normas da agência financiadora, estar em consonância com as regras no Edital do Exame Nacional de Acesso 01/2018 e com a Resolução 001/2018. Para ter acesso ao edital, clique aqui.

Aulas inaugurais na rede das associadas do ProfSocio

Teve início semana passada as Aulas Inaugurais do ProfSocio em todo o Brasil. As novas turmas do ano letivo 2019. 1 foram recebidas com a discussão de temas que dialogam sobre a importância da sociologia e a realidade brasileira atual.

 

 

VI Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica. Ensino de Sociologia como Conquista: Dez Anos de Resistências

Chamada de trabalhos para o VI Eneseb: 02/04!

O VI Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica recebe até dia 02/04 propostas de trabalhos para compor os GTs do evento. Acesse a chamada de trabalhos. O evento acontecerá entre os dias 6 e 8 de julho de 2019, na Universidade Federal Santa Catarina, no Campus da Trindade Florianópolis, SC. Acesse aqui.

 

Aula Inaugural UFCG- Sumé

No dia 4 de abril, às 19 horas, está previsto a realização da Aula Inaugural da Universidade Federal de Campina Grande do campus Sumé. O convidado Prof. Luciano Albino, do departamento de Ciências Sociais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), é quem ficará a cargo de dissertar sobre o tema Weber e a Educação. Confira mais detalhes no cartaz abaixo:

 

 

Aula Inaugural Fundaj

No dia 26 de março, das 9 às 12 horas acontecerá a Aula Inaugural da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), sediada em Recife, Pernambuco. O palestrante convidado para ministrar a aula de boas-vindas aos matriculados será o Prof. Paulo Henrique Martins, do departamento de Pós-graduação de Sociologia da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Confira no cartaz onde ocorrerá a aula: 

 

Aula Inaugural Unesp

A Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp) – Campus Marília convida a todos os interessados para sua Aula Inaugural intitulada Os desafios de ser professor (a) de sociologia no Brasil atual. As convidadas para ministrar a aula são as docentes da Universidade Estadual de Londrina (UEL), Profª Ângela Maria de Sousa Lima, Profª Silvia Conceição Longuim Mota e Profª Tatiane Brito dos Santos.  As professoras fazem parte do Laboratório de Ensino, Pesquisa e Extensão  (Lenps) da UEL. Confira o local onde ocorrerá a aula no cartaz abaixo:

 

 

Aula Inaugural Univasf

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) divulga sua Aula Inaugural para o dia  28 de março, às 19 horas, com a participação da Profª Maria Amália de Almeida Cunha do departamento de Ciências Aplicadas à Educação, da Universidade Federal de Minas Gerais. A temática a ser abordada será A produção do artífice: ensino de sociologia e imaginação sociológica em tempos de resistência.  Confira mais informações no cartaz abaixo:

 

Aula Inaugural UFC

No dia 21 de março, às 14 horas, será realizada a Aula Inaugural da Universidade Federal do Ceará. O tema proposto para a primeira aula do semestre letivo 2019.01 será Como educar em um cenário de violência? que contará com a participação especial do Prof.Luís Fábio Silva Paiva, do departamento de Ciências Sociais da UFC.

 

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO EDITAL 01/2018

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) torna público o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo 2019.

Os candidatos classificados devem ficar atentos aos prazos de matrícula divulgados nas agendas de cada Associada e aos procedimentos no Edital de Matrícula 2019.

COMUNICADO DA ASSOCIADA UVA SOBRE A AMPLIAÇÃO DE VAGAS.

 

EDITAL DE MATRÍCULA PARA CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO EXAME NACIONAL DE ACESSO 2019

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) torna público as informações referentes ao cadastramento, matrícula e remanejamento dos ingressantes, por meio do Edital de Matrícula 2019.

Instruções para realização da matrícula nas Associadas.

 

RESULTADO DA DEFESA DO MEMORIAL PROFISSIOGRÁFICO E DO ANTEPROJETO

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) torna público o Resultado da Defesa do Memorial Profissiográfico e do Anteprojeto do processo seletivo de suas Associadas.

Caso aja necessidade de Recurso, este deve ser interposto conforme item 8 do edital 01/2018, e enviado diretamente ao e-mail indicado no final da lista de cada instituição.

ATENÇÃO ao prazo recursal: 14 e 15 de março de 2019 (até as 16h)

Modelo de recurso

Fundaj divulga sua grade curricular

A Fundação Joaquim Nabuco sediada em Recife, Pernambuco, divulga sua grade curricular para esse semestre para as turmas de 2019 e 2018. Em documentos, há a oferta de duas disciplinas obrigatórias para a turma classificada nessa última seleção mais a opção de escolher duas eletivas entre as quatro disponibilizadas também para a turma anterior.

 

Divulgação da grade curricular da  UFCG – Sumé

A grade curricular de 2019.0 1 da Universidade Federal de Campina Grande, campus Sumé, já está disponível para ser consultada em documentos. As disciplinas ofertadas para a nova turma são Teoria das Ciências Sociais 1 e Metodologia da Pesquisa, disciplinas obrigatórias previstas na grade curricular de todas as associadas. Ambas com carga horária total de 60 horas. Já a optativa fornecida será Tópicos Especiais em Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares  com 45 horas contabilizadas.

As aulas desse semestre no pólo de Sumé estão previstas para se iniciar em 20 de março e seu encerramento acontecerá em 25 de julho.

 

UNIVASF: Disciplinas obrigatórias e optativas do 1ª e 3ª períodos

A Universidade Federal do Vale do São Francisco (Univasf) divulga a sua grade curricular para as novas turmas que ingressarão no 1ª e 3ª períodos desse semestre.  Os alunos que forem selecionados na 2ª etapa da seleção dessa universidade para compor a nova turma de 2019 terão como disciplinas obrigatórias, Teoria das Ciências Sociais 1 e Metodologia da Pesquisa. E poderá optar por uma eletiva das disciplinas ofertadas como Tópicos Especiais.

As demais associadas devem divulgar as disciplinas optativas antes do início das matrículas, que se iniciam a partir do dia 18 de março, de acordo com o previsto no edital do Processo Seletivo 2019.

 

 

Nota de pesar: falecimento do padre Roque Zimmermann

O Comitê de Ensino Médio da Sociedade Brasileira de Sociologia e a coordenação nacional do Mestrado Profissional em Sociologia PROFSOCIO, lamentam o falecimento do Padre Roque Zimmermann (1939-2019), deputado federal (1995-2002), teólogo, filósofo e professor, que se dedicou à defesa do ensino de Sociologia e de Filosofia no nosso país.

Manifestamos nossa gratidão pelo seu empenho vigoroso na apresentação e defesa da lei que regulamentava o artigo 36 da LDB de 1996, tornando obrigatório o ensino de Filosofia e de Sociologia no currículo do Ensino Médio. Padre Roque apresentou um projeto de lei em 1997 e depois em 2001 no Congresso Nacional. Em 2001, conseguiu a aprovação na câmara e no senado, contudo seu projeto foi vetado pelo Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Ele também contribuiu com a elaboração da proposta do Fundo Nacional da Educação Básica, o FUNDEB, ampliando, assim, o já existente FUNDEF, que garantia o financiamento do Ensino Fundamental, mas não cobria a Educação Infantil e o Ensino Médio.

Destacamos que essas contribuições foram decisivas para a provação da Lei 11.684/2008, em que a Filosofia e a Sociologia passaram a fazer parte, obrigatoriamente, do currículo do ensino médio e para a aprovação da LEI Nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que instituiu o FUNDEB. Padre Roque plantou sementes que floresceram mais adiante.

Nossa homenagem ao Padre Roque, um representante de uma geração constituída na confluência entre catolicismo, humanismo e movimentos sociais, que ansiavam e lutavam pela ampliação e restauração dos direitos sociais, sem os quais não há possibilidade de democracia! A sua empreitada deve nos inspirar na resistência diante da atual fúria das forças contrárias a esses processos civilizatórios. Porque esse não é apenas um compromisso com o futuro, pois ele se estende aos nossos mortos que também lutaram.

 

Em 17 de fevereiro de 2019.

 

Comitê de Ensino Médio da Sociedade Brasileira de Sociologia -SBS

Coordenação Nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede – PROFSOCIO

 

ATENÇÃO

 

Orientações para a realização da prova de conhecimentos

A prova de conhecimentos acontecerá dia 05 de fevereiro de 2019 simultaneamente em oito Associadas que compõem o ProfSocio. Nos estados do Nordeste a prova terá início às 13h e nos estados do Sul e Sudeste às 14h (horário de verão). As salas serão fechadas impreterivelmente nestes horários.

São locais de prova:

FUNDAJ – Rua Dois Irmãos, 92, Apipucos. Sala 02 – Ed. Antiógenes Chaves. CEP. 52.071-440, Recife – PE.

UFC – Departamento de Ciências Sociais. Av da Universidade, 2995, Sala térreo, Benfica Fortaleza. CEP: 60020-181.

UNIVASF – Campus Juazeiro Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº. 510 , Prédio de Aulas, Sala 24 Club Country – Juazeiro/BA – CEP 48.902-300.

UVA –  Av. da Universidade, 850 – Campus da Betânia – Auditório Central – Campus da Betânia Sobral-CE – CEP: 62.040-370.

UFCG Campus Campina Grande – Rua Aprígio Veloso, 882 – Universitário, Sala 206 do bloco BZ. Campina Grande – PB CEP: 58429-900.

UFCG Campus Sumé – Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDSA Rua Luiz Grande, S/N, Frei Damião, Sumé-PB. 58540-000 Unidade Acadêmica De Ciências Sociais – UACIS Mestrado Profissional De Sociologia Em Rede Nacional.

UNESP Campus Marília – Faculdade de Filosofia e Ciências. Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Sala 02 do Prédio Central de Aulas. Marília, SP. CEP 17525-900.

UFPR – Edifício Pedro I, Rua General Carneiro, 460, 9ºandar, Anfiteatro 900, Centro. Curitiba-PR CEP: 80060-000.

Para a realização da prova o candidato deve atentar para as seguintes informações:

A prova tem duração máxima de 4 (quatro) horas, portanto, o candidato deve redigir o texto definitivo na Folha de Respostas dentro deste prazo. Apenas o conteúdo registrado aí será considerado na correção;

Nas salas de prova, não é permitido usar boné ou similares, nem portar arma de fogo, fumar, utilizar corretores ortográficos ou canetas de material não transparente. Os aparelhos celulares serão desligados e recolhidos em envelopes individualizados e devolvidos quando da entrega da prova pelo(a) candidato(a);

Será eliminado da Seleção ProfSocio 2019 o(a) candidato(a) que, durante a prova, utilizar qualquer meio de obtenção de informações, eletrônico ou não.

Do edital

6.2.3 Será desclassificado o candidato que obtiver nota inferior a 7 (sete), num intervalo de 0 (zero) a 10 (dez), na prova de conhecimentos;

6.2.4 Durante a realização da prova de conhecimentos é vedada a consulta a qualquer material bibliográfico e a utilização de aparelhos de comunicação ou eletroeletrônicos;

6.2.5 Para a prova de conhecimentos, somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver munido do original de documento de identidade oficial com foto, nos termos do item 4.4.2.2 deste Edital;

6.2.6 A identificação dos candidatos no caderno de prova de conhecimentos será feita apenas mediante o preenchimento de número de inscrição, a ser fornecido antes da realização da prova, em campo reservado. Será anulada a prova que contenha qualquer outro elemento que permita a identificação do candidato.

Está aberto o Processo Seletivo 2019 do ProfSocio.

Informações sobre a Prova de Conhecimentos 2019 (novas orientações)

NOVOS HORÁRIOS E LOCAIS DE PROVA

 

Prazo final de inscrição no Exame Nacional de Acesso 2019 é adiado para 15 de dezembro

Por decisão do Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) e da Comissão Nacional de Seleção, o prazo de inscrição do Exame Nacional de Acesso 2019, que se encerraria amanhã, 30 de novembro de 2018, será prorrogado até o dia 15 de dezembro do corrente ano.

 

Novo formulário de inscrição da Seleção 2019 e e-mails para informações.

A Coordenação Nacional do ProfSocio vem esclarecer que em virtude do Formulário Eletrônico de inscrição ter apresentado alguns problemas técnicos em outubro foi criado um novo formulário, que deve ser acessado exclusivamente por meio deste site (www.profsocio.ufc.br), clicando na aba PROCESSO SELETIVO 2019 , em seguida no ícone FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI.

E-mails para contato sobre o Exame Nacional de Acesso ao ProfSocio, Turma 2019:  inscricaoprofsocio2019@gmail.com e profsocio.ufc@gmail.com.

Edital de Seleção da turma 2019

É com muita satisfação que a Coordenação Nacional e o Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) divulgam o Edital de Seleção da Turma 2019 de todas as associadas. Confira abaixo e divulgue!

edital-profsocio-selecao-turma-2019

Aula Inaugural do Profsocio CDSA UFCG-SUMÉ

A Coordenação do Profsocio  (UFCG Sumé) convida a todos para participar da aula inaugural ministrada pelo Prof. Cauby Dantas sobre o tema Literatura e Sociedade: um diálogo entre Gilberto Freyre e José Lins do Rêgo. Na ocasião também haverá o lançamento do livro Diálogos do Senhor da Casa-Grande com o menino do engenho (Cauby Dantas). O evento acontecerá dia 23 de agosto de 2018, às 19h, no auditório CDSA/UFCG-Sumé

 

 

 

Seminário Internacional Valorização Docente na Educação Básica – FUNDAJ

De 22 a 24 de agosto de 2018

A Coordenação do Profsocio  convida a todos para participar de debates sobre as políticas estaduais de educação nos estados do Nordeste e o movimento global de reformas na Educação Básica com grandes nomes nacionais e internacionais. Confira a programação e realize sua inscrição gratuita em www.seminariovalorizacaodocente.wordpress.com

A Fundação Joaquim Nabuco, instituição de pesquisa, formação e cultura, promove o Seminário Internacional Valorização Docente na Educação Básica. O evento tem como objetivo aproximar pesquisadores, professores, estudantes e agentes públicos das temáticas discutidas pelo Programa Institucional Valorização Docente na Educação Básica, em atividade no período 2016-2019, no campo das políticas educacionais e trabalho docente.

O Seminário conta com a participação de convidados internacionais e nacionais, pesquisadores de referência no campo das políticas públicas para a Educação, integrando em sua programação a apresentação de levantamento documental sobre as políticas estaduais de educação nos nove estados do Nordeste e discussões acerca das tendências internacionais de reforma da educação pública.

O evento é aberto ao público, com inscrição gratuita, mediante capacidade do local de realização.

Local:

Fundação Joaquim NabucoSala Aloísio Magalhães – Campus Derby
Rua Henrique Dias, 609, Derby
Recife – Pernambuco – Brasil
Informações: 81 3073.6657 / profsocio@fundaj.gov.br

Aula Inaugural do Profsocio UFCG Campina Grande

A Coordenação do Profsocio UFCG convida a todos para participar no dia 24/08/2018 do III Encontro Estadual de Sociologia na Educação Básica da Paraíba. Na programação do evento está previsto a realização de um Minicurso sobre Metodologias do Ensino de Ciências Sociais na Educação Básica e também a aula inaugural do Profsocio com o título “As especificidades do Ensino de Sociologia: para além dos indicativos das OCN-Sociologia”, com o prof. Dr. Cristiano das Neves Bodart.

 

Debate “DIÁLOGOS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS: a inserção da Universidade Pública e a experiência da Pós-Graduação no cariri Paraibano”

 

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO realizou nesta sexta-feira, dia 20, na Biblioteca do Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido da UFCG, uma Roda de Conversa com o professor Antônio Jorge Siqueira com o Tema “Diálogos, Perspectivas e Desafios: A inserção da Universidade Pública e a experiência da Pós-Graduação no cariri Paraibano”.
Tivemos a honra nesta Roda de Conversa de dialogar com Antônio Jorge, discentes do Mestrado, além de servidores técnicos e alunos da graduação. Antônio Jorge é natural do cariri paraibano e professor da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É graduado em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Viamão; graduado em Teologia pela Université Cantonale de Fribourg, Suiça (1964-1968); tem mestrado em Sciences Economiques et sociales pela Ecole Pratique des Hautes Etudes, Paris (1968-1970) e doutorado em História Social pela Universidade de São Paulo (1976-1981). A Roda de Conversa permitiu uma excelente interação entre os alunos, o professor e o coordenador do curso.

 

Debate “DIÁLOGOS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS: a inserção da Universidade Pública e a experiência da Pós-Graduação no cariri Paraibano”

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional – PROFSOCIO tem a honra de convidar a comunidade acadêmica do CDSA para participar, nesta sexta-feira, dia 20/07/2018, a partir das 9h, na Biblioteca do CDSA, de uma Roda de Conversa com os professores ANTÔNIO JORGE SIQUEIRA (UFPE) e JOSÉ MARCIANO MONTEIRO (UFCG)  com o Tema “DIÁLOGOS, PERSPECTIVAS E DESAFIOS: a inserção da Universidade Pública e a experiência da Pós-Graduação no cariri Paraibano”.

 

 

1ª Reunião Nacional de Coordenadores do ProfSocio – 2018

24 e 25 de maio de 2018

 

Ocorreu nos dias 24 e 25 de maio de 2018, na Casa José de Alencar, na Universidade Federal do Ceará (UFC), a 1ª Reunião Nacional de Coordenadores do ProfSocio, reunindo representantes das nove associadas que compõem a rede nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional. Na ocasião, foi realizada uma avaliação do Processo Seletivo e dos primeiros meses de funcionamento do Mestrado; e discutido o perfil dos ingressantes, o desempenho das turmas, a oferta das disciplinas, bem como foram construídas as bases do Regimento Nacional do curso. O evento transcorreu por meio de três grandes sessões, na manhã e tarde do dia 24 e na manhã do dia 25; e ocorreu na Casa José de Alencar, um equipamento histórico e cultural mantido pela UFC, que guarda as ruínas da casa em que nasceu o famoso escritor cearense e abriga ainda o Museu Arthur Ramos e uma pinacoteca.

 

 

 

De modo complementar à reunião, também ocorreu a partir das 14h do dia 25 de maio, a mesa redonda Sociologia e Pós-Reforma do Ensino Médio e BNCC, que ocorreu no Auditório Luiz de Gonzaga, no Departamento de Ciências Sociais da UFC, contando com coordenação da profa. Danyelle Nilin Gonçalves (UFC) e tendo como debatedoras as profas. Ileizi Fiorelli Silva (UEL) e Sueli Guadalupe (UNESP/ Marília), e contou com participação dos alunos do ProfSocio, da pós-graduação em Sociologia e do curso de Ciências Sociais.

 

7º epePE Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. Diálogos entre saberes. 

26 a 28 de setembro de 2018. UFRPE-Recife-PE

A Fundação Joaquim Nabuco organiza anualmente o Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco (epePE). Em 2018, o evento é realizado em parceria com a Universidade Federal Rural de Pernambuco , que sediará esta sétima edição em seu campus Recife. Com participação dos professores ProfSocio/Fundaj em sua organização, contamos com um eixo para as discussões sobre o Ensino de Sociologia. As submissões acontecem até 10 de junho pelo site www.epepe.info.

 

Aula Inaugural da UFC

06 de abril de 2018

Ocorreu ontem, em Fortaleza, a Aula Inaugural do ProfSocio-UFC. A programação iniciou às 14h30 com uma Mesa de Abertura contando com a presença da Coordenadora Nacional do ProfSocio, professora Danyelle Nilin Gonçalves; do Coordenador do ProfSocio-UFC, prof. Irapuan Peixoto; da representante da Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC), Wagna Lima; da Diretora do Centro de Humanidades da UFC, profa. Vládia Borges; e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, prof. Antonio Gomes, representando o Magnífico Reitor, prof. Henry Campos. A mesa ressaltou a iniciativa e a importância da formação e qualificação de professores para atuarem na rede de Ensino Básico.

Em seguida, às 15h, teve início a Mesa Redonda A Escola na Pesquisa Sociológica, com apresentações dos professores André Haguette, Irapuan Peixoto e Danyelle Nilin Gonçalves. O prof. André Haguette falou sobre a importância dos estudos em Educação e a importância da Sociologia no debate (tano em termos teóricos, quanto na presença como disciplina no Ensino Médio) e deu destaque à pesquisa que realizou recentemente que rendeu o livro Dez Escolas, Dois Padrões de Qualidade, na qual analisa as 10 melhores e as 10 piores escolas públicas do Ceará de acordo com o resultado do ENEM de 2013, percebendo que condicionalidades impulsionam os bons resultados das escolas “de referência” e os principais problemas e desafios daquelas mal avaliadas. Haguette deu importância ao papel dos agentes sociais, professores e estudantes, no desenvolvimento de uma “vontade de ensinar/ aprender” organizada por meio da autodisciplina e da busca por resultados; o que aponta para as teorias da autonomia do sujeito e dos dispositivos necessários para a busca de objetivos na vida social.

 

 

 

 

Em seguida, o prof. Irapuan Peixoto apresentou os resultados de sua pesquisa, Juventude, Escola e Consumo Cultural: jovem leitores e o acúmulo de capital cultural no Ensino Médio. A pesquisa, que se desenvolve desde 2014, analisa as relações entre consumo cultural e sociabilidade dos jovens que frequentam as escolas públicas e privadas, mas a apresentação ressaltou um aspecto específico que foi a existência de um número expressivo de jovens leitores na escola, que gostam de ler livros que não são usados nos currículos acadêmicos. O professor apresentou dados que cruzam condicionalidades como renda familiar, escolaridade da mãe e ser egresso de escola pública ou privada para comparar os universos de leitores e perceber os elementos que são diferenciadores na acumulação de um capital cultural não herdado da família, mas adquirido pelos próprios jovens.

A professora Danyelle Nilin apresentou o tema A Escola e a Pesquisa Sociológica na Pós-Graduação e nos Eventos Científicos, onde fez um apanhado da produção da área nas últimas décadas para perceber como o volume de pesquisas sobre o campo educacional estão associadas à articulação em rede de um grupo de pesquisadores brasileiros que atuam em eventos como o Congresso Brasileiro de Sociologia e o Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), organizados no âmbito da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Após as apresentações e alguns debates, houve um Coffee break comemorativo e a apresentação de uma série de instruções básicas aos ingressos da primeira turma do ProfSocio-UFC, no que se seguiu a primeira aula do curso.

 

Calendário de Aulas Inaugurais

03 de abril de 2018

Fique atento ao calendário das Aulas Inaugurais do ProfSocio em suas Associadas. Iremos atualizar a lista na medida em que cada uma das universidades parceiras forem definindo suas datas ou divulgando seus cartazes.

 

Universidade Federal de Campina Grande – Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semiárido – UFCG-CDSA/SUMÉ

  • Tema: A Formação em Sociologia e o Papel da Associação Brasileira de Ensino em Ciências Sociais
  • Palestrante: Geovânia Toscano
  • Data/ hora/ local: 12 de abril, 19h, NEXT – Núcleo de Extensão Cultural.

 

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