Ex-aluno do ProfSocio é aprovado em pós-graduação na UFRPE

Data de publicação: 10 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

Atual Mestre em Sociologia formado na primeira turma da Rede ProfSocio pela associada Universidade Federal de Campina Grande (UFCG- Sumé), João Henrique Lúcio de Souza foi aprovado no Programa de Pós-Graduação em História (PGH) da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O perfil do curso é na área de Concentração “História Social da Cultura Regional”, na linha de pesquisa Cultura, Patrimônio e Memória.

O Patrimônio Cultural e a Memória Social são entendidos como o conjunto de objetos culturais, materiais e imateriais, reconhecidos como portadores de significados identitários de determinado grupo social.  As referências da História Social da Cultura, também entendida como História Cultural das práticas sociais, utiliza o conceito antropológico de cultura como o processo de construção e significação simbólica dos objetos materiais e imateriais incorporados à experiência humana.

Bolsista pela Capes quando cursava o Mestrado em Sociologia no Centro de Desenvolvimento Sustentável do Semi-árido, ele conseguiu a titulação com a dissertação “E pode piorar, professor? A professorarização  do docente de Sociologia nas escolas de Ensino Médio de Pernambuco” com a orientação do Prof. Dr. José Marciano Monteiro