Professora ProfSocio ganha 1° Concurso Internacional de Ensaios

Data de publicação: 16 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

A Profª. Drª. Cibele Barbosa do ProfSocio/Fundaj, ganhou o 1° Concurso Internacional de Ensaios — Prêmio Gilberto Freyre 2020-2021, promovido pela Fundação Gilberto Freyre e pela Global Editora.

O trabalho premiado é o ensaio “Escrita histórica e geopolítica da raça: a recepção de Gilberto Freyre na França”, de acordo com a comissão julgadora, o trabalho selecionado se destacou pelo rigor teórico-metodológico da pesquisa e por “abordar um tema pouco estudado na obra de Gilberto Freyre: a sua presença no sistema intelectual francês e, por decorrência, a sua influência nos debates sobre raça e racismo no esteio da descolonização dos países africanos e asiáticos, entre os anos de 1940 e 1950”.