Lançamento de livro sobre consumo de drogas entre os jovens no I Sinjuve

Data de publicação: 30 de julho de 2021. Categoria: Notícias

O livro De “futuro do país” a um “problema social”: A identidade social do drogado em escolas de ensino médio, propõe uma reflexão sobre os modos como a Escola vem lidando com a questão das drogas. Sobretudo, desvela os limites da pedagogia do terror e tem como imperativo uma abordagem menos moralizante, orientada à Educação para as drogas e prevenção de danos e riscos.

De autoria do professor José Hermógenes Moura da Costa, da Universidade do Vale do São Francisco, o livro é resultado de sua tese de doutorado em sociologia pela UFPE. A obra já está à venda pela editora CRV e seu lançamento está previsto para acontecer no I Simpósio Internacional de Juventudes e Educação, entre os dias 17 a 20 de março.

O docente é pesquisador do Laboratório de Pesquisa Interdisciplinar sobre o uso de Substâncias Psicoativas – LAPIS/UNIVASF e atua com os principais temas da socioantropologia do consumo de substâncias psicoativas; identidade social do usuário de ‘drogas”; sexualidade e saúde; significados e práticas sociais e processos saúde/doença.