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Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

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Aula Inaugural da UFC

Data de publicação: 27 de julho de 2021. Categoria: Sem categoria

Ocorreu ontem, em Fortaleza, a Aula Inaugural do ProfSocio-UFC. A programação iniciou às 14h30 com uma Mesa de Abertura contando com a presença da Coordenadora Nacional do ProfSocio, professora Danyelle Nilin Gonçalves; do Coordenador do ProfSocio-UFC, prof. Irapuan Peixoto; da representante da Secretaria Estadual de Educação do Ceará (SEDUC), Wagna Lima; da Diretora do Centro de Humanidades da UFC, profa. Vládia Borges; e do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UFC, prof. Antonio Gomes, representando o Magnífico Reitor, prof. Henry Campos. A mesa ressaltou a iniciativa e a importância da formação e qualificação de professores para atuarem na rede de Ensino Básico.

Em seguida, às 15h, teve início a Mesa Redonda A Escola na Pesquisa Sociológica, com apresentações dos professores André Haguette, Irapuan Peixoto e Danyelle Nilin Gonçalves. O prof. André Haguette falou sobre a importância dos estudos em Educação e a importância da Sociologia no debate (tano em termos teóricos, quanto na presença como disciplina no Ensino Médio) e deu destaque à pesquisa que realizou recentemente que rendeu o livro Dez Escolas, Dois Padrões de Qualidade, na qual analisa as 10 melhores e as 10 piores escolas públicas do Ceará de acordo com o resultado do ENEM de 2013, percebendo que condicionalidades impulsionam os bons resultados das escolas “de referência” e os principais problemas e desafios daquelas mal avaliadas. Haguette deu importância ao papel dos agentes sociais, professores e estudantes, no desenvolvimento de uma “vontade de ensinar/ aprender” organizada por meio da autodisciplina e da busca por resultados; o que aponta para as teorias da autonomia do sujeito e dos dispositivos necessários para a busca de objetivos na vida social.

Em seguida, o prof. Irapuan Peixoto apresentou os resultados de sua pesquisa, Juventude, Escola e Consumo Cultural: jovem leitores e o acúmulo de capital cultural no Ensino Médio. A pesquisa, que se desenvolve desde 2014, analisa as relações entre consumo cultural e sociabilidade dos jovens que frequentam as escolas públicas e privadas, mas a apresentação ressaltou um aspecto específico que foi a existência de um número expressivo de jovens leitores na escola, que gostam de ler livros que não são usados nos currículos acadêmicos. O professor apresentou dados que cruzam condicionalidades como renda familiar, escolaridade da mãe e ser egresso de escola pública ou privada para comparar os universos de leitores e perceber os elementos que são diferenciadores na acumulação de um capital cultural não herdado da família, mas adquirido pelos próprios jovens.

A professora Danyelle Nilin apresentou o tema A Escola e a Pesquisa Sociológica na Pós-Graduação e nos Eventos Científicos, onde fez um apanhado da produção da área nas últimas décadas para perceber como o volume de pesquisas sobre o campo educacional estão associadas à articulação em rede de um grupo de pesquisadores brasileiros que atuam em eventos como o Congresso Brasileiro de Sociologia e o Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica (ENESEB), organizados no âmbito da Sociedade Brasileira de Sociologia (SBS).

Após as apresentações e alguns debates, houve um Coffee break comemorativo e a apresentação de uma série de instruções básicas aos ingressos da primeira turma do ProfSocio-UFC, no que se seguiu a primeira aula do curso.

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