UFC recebe defesa de material didático de sociologia

Data de publicação: 2 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

Uma proposta de livro didático de Sociologia no Ensino Médio será apresentado nesta quarta-feira (13/05), às 14h30, como trabalho de conclusão de Mestrado do discente Kelton Medeiros Teles, da Universidade Federal do Ceará.  A banca contará com a presença do orientador, prof. Alexandre Jerônimo Correia Lima e das docentes convidadas, profª. Danyelle Nilin Gonçalves como examinadora interna e a profª. Celina Amalia Ramalho Galvão Lima, como examinadora externa da Universidade Estadual do Ceará.

O presente estudo teve como objetivo a construção de um livro didático de Sociologia para o ensino médio. A partir do conceito de “conhecimento de mundo”, de Paulo Freire, o livro abarca as inquietações, perguntas, curiosidades, expressões lingüísticas e interesses dos próprios estudantes.  O discente busca através de sua produção fornecer subsídios para que os estudantes respondam suas perguntas sobre cultura e sociedade, sendo conceitualmente fidedigno à tradição sociológica em uma linguagem verbal e não verbal que sejam atraentes aos estudantes.