UFC apresenta Defesa de Mestrado sobre gênero nesta terça-feira (12/05)

Data de publicação: 2 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

A Universidade Federal do Ceará convida nesta terça-feira, às 10hs, para transmissão online da Defesa de Dissertação de Mestrado Relações de gênero no ambiente escolar: Inovação ou Reprodução, da discente Antonia Milena Elmiro Furtado Cid.  O trabalho foi acompanhado pela docente Irlys Alencar Firmo Barreira e tem como convidados o prof. Irapuan Peixoto Lima Filho, como examinador interno e a profª. Rosângela Duarte Pimenta, como examinadora externa da associada do ProfSocio, Universidade Estadual do Vale do Acaraú.

Esta pesquisa objetiva verificar como as representações de papéis sociais, a partir de uma perspectiva das relações de gênero, são compreendidas pelos/as jovens estudantes do Ensino Médio pertencentes a 10 escolas. A investigação está vinculada à linha de pesquisa Juventude e Questões contemporâneas e está metodologicamente dividida em três etapas, através da junção das técnicas de observação participante, aplicação de questionários, revisão bibliográfica e entrevistas semiestruturadas, além de diário de campo e registros fotográficos. O resultado da pesquisa aponta necessidade de formação docente sobre a temática e a importância do tema no ambiente escolar.