Sucesso escolar é tema de dissertação na UFC

Data de publicação: 2 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

Como a produção do discurso do sucesso escolar pode se refletir sobre os usos críticos do ensino de Sociologia a fim de desnaturalizar práticas próprias do cotidiano escolar? Essa é a linha de investigação da Defesa de Mestrado Compreendendo o discurso do sucesso escolar: uma análise de seus sentidos, tecnologias e efeitos no âmbito do ensino de Sociologia, da mestranda Ana Maria Gonçalves de Sousa.

A dissertação foi transmitida na sexta-feira (05/06), às 15h, pela Universidade Federal do Ceará (UFC). O aporte teórico do trabalho é a abordagem da Sociologia da Educação de Pierre Bourdieu e de Basil Bernstein, que foi aplicada na análise de observação direta, experiências pedagógicas e entrevistas com os atores da Escola de Ensino Médio regular da Rede pública cearense, localizada em Fortaleza/CE.

A organização da banca foi realizada pela orientadora, Profª. Drª. Danyelle Nilin Gonçalves com a participação da Profª. Drª. Monalisa Soares Lopes como examinadora interna e a o Prof. Dr. José Cleyton Vasconcelos Monte, examinador externo da Universidade Federal do Ceará.