Últimas bancas de 2020 propõe temas inovadores em educação

Data de publicação: 10 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

A experiência corporal dos atores em sala de aula, análise dos livros didáticos a respeito da educação e da escola e produção de material didático para contribuição crítica e cidadã da Sociologia aos estudantes em privação de liberdade foram Bancas de Defesa apresentadas na segunda quinzena de dezembro.

A Universidade Federal do Paraná (UFPR) organizou a última Banca de Defesa do ano intitulada “Corpografia: Experiência docente e estudantil do corpo em ação nas aulas de Sociologia no Ensino Médio“, de autoria da mestranda Chari Melanie Brevers Gonzalez Nobre. A orientação do trabalho ficou a cargo da Profª. Drª. Ana Luisa Fayet Sallas.

No mesmo dia, 17 de dezembro, a Universidade Federal do Ceará (UFC) transmitiu a Banca ” O lugar da educação escolar e da escola nos livros didáticos de Sociologia selecionados pelo PNLD” produzida pelo mestrando Felipe Barreira Ferreira e presidida pelo orientador, Prof. Dr. Irapuan Peixoto Lima Filho.

A Banca de Defesa “O ensino de Sociologia no Sistema Socioeducativo: Proposta de Material Didático para uma formação cidadã” foi realizada no dia 22 de dezembro pela Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj).  O material didático foi elaborado pela mestranda Mariana Maciel de Morais segundo os eixos temáticos estabelecidos pela Base Nacional Curricular Comum (BNCC) e pelo Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) para a disciplina.

O trabalho de conclusão de curso foi orientado pelo Prof. Dr. Túlio Velho Barreto e tem o intuito de subsidiar o trabalho docente com conteúdos e atividades que motivem o protagonismo e a cidadania no processo de ensino-aprendizagem desses jovens.