Sonora Coletiva da Fundaj realiza live para compreender o Brasil

Data de publicação: 9 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

A Sonora Coletiva recebe nesta quinta-feira (03), às 19h, o compositor, ensaísta e professor de literatura brasileira da Universidade de São Paulo (USP), José Miguel Wisnik para um bate-papo sobre as expressões da cultura brasileira  e a relação com a identidade nacional na live “O que a música, o futebol e a literatura nos dizem sobre o Brasil”, que será transmitida  no Canal multiHlab .

Autor de obras seminais como O Coro dos Contrários – a Música em Torno da Semana de 22 (1977), O Nacional e o Popular na Cultura Brasileira (1982), Veneno Remédio: O Futebol e o Brasil (2008), Machado Maxixe: O Caso Pestana (2008) e Maquinação do Mundo: Drummond e a Mineração (2018),  o escritor propõe desvendar nesta live as mudanças ocorridas no Brasil ao longo das últimas décadas a partir dos diferentes olhares da música, do futebol e da literatura.

Participam também da conversa os pesquisadores Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto, responsáveis pelo canal experimental multimídia Sonora Coletiva e pelo Núcleo de Imagem, Memória e História Oral (NIMHO), do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra).

SONORA COLETIVA é o canal experimental multimídia da revista eletrônica de divulgação científica Coletiva, publicada pela Fundação Joaquim Nabuco. Sediada em Recife, disponibiliza dossiês temáticos com uma perspectiva de diálogo entre saberes acadêmicos e outras formas de conhecimento, prezando pela diversidade sociocultural e liberdade de expressão. É voltada para um público amplo, curioso e crítico. O projeto integra o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio), o Laboratório Multiusuários em Humanidades (multiHlab) e a Villa Digital, envolvendo ainda as Diretorias de Formação Profissional e Inovação e de Pesquisas Sociais.