Defesa de TCC alia arte a intervenção nas aulas de sociologia do EJA

Data de publicação: 30 de julho de 2021. Categoria: Notícias

“A vida do Barro no Alto do Moura: praticando antropologia no Ensino de Sociologia do EJA” foi tema do trabalho de conclusão de curso defendido em 24 de março, às 14h, através de videoconferência realizada pela Fundação Joaquim Nabuco.

De autoria do novo Mestre Paulo Roberto de Freitas Silva Filho, morador do município de Caruaru, Pernambuco, a proposta do trabalho foi realizar uma intervenção pedagógica na Escola de Referência Professor Lisboa, na modalidade da Educação de Jovens e Adultos. A imersão em campo dos alunos para entender o processo artístico de mestres artesãos e sua relação com a dinâmica local propiciou transformar essa realidade em conteúdos curriculares.

Relações de parentesco, de produção de identidade local e regional, de mercado, relações comunitárias e ecológicas foram abordados durante as aulas para desnaturalizar a realidade imediata dos alunos.  Segundo o autor, o objetivo do trabalho foi “fazer das aulas de Sociologia um exercício pedagógico significativo para que os estudantes leiam o mundo que o circunda.”

A orientação do trabalho foi realizada pelo professor do ProfSocio/Fundaj, Pedro Silveira. A banca de avaliação foi composta também pelos docentes Allan Monteiro como examinador interno e Alik Wunder, examinadora externa pela Universidade Estadual de Campinas.