Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

Área do conteúdo

Nota de pesar: falecimento do padre Roque Zimmermann

Data de publicação: 27 de julho de 2021. Categoria: notícias

Comitê de Ensino Médio da Sociedade Brasileira de Sociologia e a coordenação nacional do Mestrado Profissional em Sociologia PROFSOCIO, lamentam o falecimento do Padre Roque Zimmermann (1939-2019), deputado federal (1995-2002), teólogo, filósofo e professor, que se dedicou à defesa do ensino de Sociologia e de Filosofia no nosso país.

Manifestamos nossa gratidão pelo seu empenho vigoroso na apresentação e defesa da lei que regulamentava o artigo 36 da LDB de 1996, tornando obrigatório o ensino de Filosofia e de Sociologia no currículo do Ensino Médio. Padre Roque apresentou um projeto de lei em 1997 e depois em 2001 no Congresso Nacional. Em 2001, conseguiu a aprovação na câmara e no senado, contudo seu projeto foi vetado pelo Presidente da República, Fernando Henrique Cardoso. Ele também contribuiu com a elaboração da proposta do Fundo Nacional da Educação Básica, o FUNDEB, ampliando, assim, o já existente FUNDEF, que garantia o financiamento do Ensino Fundamental, mas não cobria a Educação Infantil e o Ensino Médio.

Destacamos que essas contribuições foram decisivas para a provação da Lei 11.684/2008, em que a Filosofia e a Sociologia passaram a fazer parte, obrigatoriamente, do currículo do ensino médio e para a aprovação da LEI Nº 11.494, de 20 de junho de 2007, que instituiu o FUNDEB. Padre Roque plantou sementes que floresceram mais adiante.

Nossa homenagem ao Padre Roque, um representante de uma geração constituída na confluência entre catolicismo, humanismo e movimentos sociais, que ansiavam e lutavam pela ampliação e restauração dos direitos sociais, sem os quais não há possibilidade de democracia! A sua empreitada deve nos inspirar na resistência diante da atual fúria das forças contrárias a esses processos civilizatórios. Porque esse não é apenas um compromisso com o futuro, pois ele se estende aos nossos mortos que também lutaram.

 

Em 17 de fevereiro de 2019.

 

Comitê de Ensino Médio da Sociedade Brasileira de Sociologia -SBS

Coordenação Nacional do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede – PROFSOCIO

Acessar Ir para o topo