ProfSocio anuncia protocolo para bancas online

Data de publicação: 30 de julho de 2021. Categoria: Notícias

A Rede ProfSocio adotou protocolo para a realização de bancas de defesa para conclusão de curso da primeira turma de 2018. A  nova determinação é de que as bancas se organizem de forma online para segurança de seus integrantes, em cumprimento à  medida de isolamento social recomendada pelas instituições governamentais para evitar a disseminação da Covid-19. Abaixo segue a íntegra da nova resolução:

PROTOCOLO

Solicitamos que todos os integrantes da banca instalem em seus computadores o aplicativo e informem seus usuários para criação pelo presidente da banca de sala de chat específica. Também, devido a grande demanda dos serviços de internet residencial, as conexões podem cair ou ficarem mais lentas. Por isso, recomendamos que todos instalem o aplicativo  em seus celulares, permitindo a opção de conexão em 4G.
Procedimentos:
  1. O arquivo da apresentação que será utilizada pelo mestrando deve ser enviado pelo presidente da banca para todos os integrantes com antecedência de 24 horas. Cada um deverá salvar o arquivo em seus computadores para visualização offline.
  2. No horário agendado, o presidente da banca realizará a chamada apenas em voz para o grupo, utilizando o chat já criado e testado.
  3. Toda a sessão, com exceção da deliberação da banca, será gravada em áudio pelo presidente da banca para fins de comprovação.A gravação poderá ser realizada diretamente pelo aplicativo ou por gravador externo, como os disponíveis nos celulares.
  4. O presidente da banca registra em áudio a abertura da banca, falando o nome do mestrando, o título do trabalho, a data e hora da defesa e solicita o início da apresentação pelo mestrando.
  5. Cada integrante deverá abrir seu arquivo da apresentação e acompanhar a explanação do mestrando por voz.
  6. Para evitar interferências na gravação do áudio da banca, todos os integrantes que não estão com o espaço de fala devem manter seus microfones fechados.
  7. Após a explanação, com duração máxima de 30 minutos, cada integrante da banca será convidado a realizar sua arguição, abrindo para isso seu microfone. Os demais permanecerão com os microfones fechados.
  8. Encerrada a arguição, o mestrando será convidado a desabilitar sua câmera e microfone, bem como silenciar sua caixa de som, para deliberação da banca. Finalizada a deliberação, o presidente da banca, por mensagem de texto via aplicativo, convidará o mestrando a abrir seu microfone e habilitar a saída de som.
  9. Finalizados os trabalhos, o presidente da banca poderá enviar a documentação de banca por e-mail, incluindo a Ata de Defesa para assinatura digital dos integrantes da banca, declaração de participação em banca para os convidados e declaração de conclusão de curso para o aluno.
  10. O presidente da banca deverá salvar o arquivo em áudio do registro da banca em local seguro para posterior entrega a secretaria do mestrado. Também, poderá enviar cópia para o aluno.