Área do cabeçalho
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

Área do conteúdo

Sonora Coletiva convida o músico Lirinha para um bate papo

Data de publicação: 10 de agosto de 2021. Categoria: notícias

O músico, escritor, compositor e cantor Lirinha é o convidado do Sonora Coletiva no Canal multiHlab, do ProfSocio/Fundaj, na quinta (dia 25/03), às 19h.

Oriundo do sertão pernambucano, ainda criança, José Paes de Lira, mais conhecido como Lirinha, presenciou repentistas e cantadores nordestinos recitando versos e desfilando canções. Não tardou e o adolescente foi convidado para participar de recitais pelo estado, impressionando todos os que o ouviam declamar e cantar aquelas rimas registradas em sua pródiga memória. Interessado em teatro, literatura e música, Lirinha logo deu início à formação da banda Cordel do Fogo Encantado. Assim começava uma das mais originais, diversificadas e brilhantes carreiras de um artista contemporâneo pernambucano. Mas Lirinha foi além.

Quando partiu para a carreira solo, já em seu primeiro álbum, ampliou sua proposta musical criando um psicodelismo elétrico construído com guitarras, teclados, sintetizadores retrô, percussão e bateria. Com o segundo álbum, aprofundou ainda mais ao experimentar o uso de instrumentos da música clássica, numa estrutura rítmica comandada por um standup drums desenvolvido por Pupillo, que assinou a produção musical dos dois álbuns.

Participarão dessa conversa os pesquisadores Allan Monteiro, Cristiano Borba e Túlio Velho Barreto. Os pesquisadores vêm desenvolvendo atividades no âmbito do Núcleo de Imagem, Memória e História Oral (NIMHO), do Centro de Documentação e de Estudos da História Brasileira (Cehibra), coordenado por pesquisadores da Fundaj, entre eles Sylvia Couceiro e Cristiano Borba, registrando depoimentos de personagens que fizeram trabalharam com música em Pernambuco entre 1970 e 2000.

Saiba mais

SONORA COLETIVA​ é o canal experimental da revista eletrônica de divulgação científica COLETIVA, publicada pela Fundaj. Sediada no Recife, a revista disponibiliza dossiês temáticos com uma perspectiva de diálogo entre saberes acadêmicos e outras formas de conhecimento, prezando pela diversidade sociocultural e liberdade de expressão. É voltada para um público amplo, curioso e crítico. O projeto integra o ProfSocio, o multiHlab e a Villa Digital, envolvendo as diversas diretorias da Fundaj.

Acessar Ir para o topo