Banca da Fundaj trata importância da Sociologia na formação crítica de alunos

Data de publicação: 9 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

A Fundação Joaquim Nabuco organiza a Banca de Mestrado “Porque ensinar Sociologia na escola? Um estudo acerca do capital cultural familiar e capital escolar de jovens no Ensino médio”, nesta segunda (30/11), às 14h30.

O trabalho de conclusão de curso foi produzido pela mestranda Ingrid Samico com a orientação da Profª. Drª. Patrícia Bandeira de Melo. A dissertação surgiu através da seguinte questão: Como o ensino de sociologia possibilita ou não o aprimoramento do capital escolar em diálogo com o capital cultural de origem (familiar) do estudante de ensino médio, ao ponto de colaborar para a formação crítica do educando?

Os autores utilizados na base teórica são Pierre Bourdieu, Bernard Lahire, Jessé Souza e Florestan Fernandes. Os examinadores que participaram da avaliação da Banca foram o titular interno, Prof. Dr. Joanildo Burity e o titular externo do Núcleo de Estudos e Estatísticas Sociais da Fundaj, Prof. Dr. Luís Henrique Romano de Campos.