ProfSocio abre seleção de mestrado para turma de 2020

Data de publicação: 2 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

Nesta quarta-feira, 29 de abril, o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional torna pública a abertura de edital do Exame Nacional de Acesso ProfSocio 2020. As inscrições acontecem até o dia 15 de junho via formulário eletrônico. As aulas da nova turma começarão em agosto deste ano.

Mudanças foram implementadas pela Capes e pela Rede ProfSocio no edital de 2020.  Entre elas, está o novo perfil de alunos a que o mestrado se destina. O público-alvo que poderá participar do exame são licenciados em atuação como professores das redes públicas de ensino, na condição de efetivos ou temporários.

O processo seletivo será composto por três etapas realizadas a distância e por videochamada: envio da Carta de Intenções, defesa online da carta e arguição online de conhecimentos específicos. Neste edital, a Carta de Intenções substituirá o anteprojeto solicitado em seleções anteriores. Ela deverá ser enviada no ato da inscrição, sendo composta por descrição da trajetória profissional e acadêmica do candidato, proposição de tema do Trabalho de Conclusão de Curso, identificando-o a uma das linhas de pesquisa do PROFSOCIO, e justificativa do tema escolhido considerando as contribuições para a área de Ensino de Sociologia, em particular para o desempenho docente. As linhas de pesquisa continuam divididas em Educação, Escola e Sociedade; Juventude e Questões Contemporâneas, e Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares.

A Rede ProfSocio é formada por oito instituições públicas sob coordenação nacional da Universidade Federal do Ceará. O candidato deverá selecionar a instituição na qual pretende realizar o curso. Veja a quantidade de vagas ofertadas por instituição:

Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) / Recife / Pernambuco – 30 vagas

Universidade Estadual de Londrina (UEL) / Londrina / Paraná – 10 vagas

Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) / Sobral / Ceará – 15 vagas

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) / campus Marília / São Paulo – 20 vagas

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / campus Campina Grande/ Paraíba – 15 vagas

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / campus Sumé / Paraíba – 12 vagas

Universidade Federal do Ceará (UFC) / Fortaleza / Ceará – 15 vagas

Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Curitiba / Paraná – 10 vagas

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) / campus Juazeiro / Bahia – 10 vagas

Ao total, são ofertadas 137 vagas. O curso é gratuito, tem duração de 24 meses, com aulas presenciais e confere o título de mestre em Sociologia. Informações no site.