Violência escolar é tema de trabalho defendido na UFC

Data de publicação: 2 de agosto de 2021. Categoria: Notícias

Nessa  segunda (18/05), às 10hs, foi transmitida a videoconferência da Banca de Mestrado do trabalho de conclusão de curso Violência escolar e aprendizagem nas escolas de Fortaleza: A compreensão dos professores de Sociologia, da discente Alaide Rejane de Lima Vilote, da Universidade Federal do Ceará.

O objetivo é analisar a compreensão dos professores de Sociologia do ensino médio sobre como a relação entre violência e escola afeta o processo de aprendizagem. A pesquisa aconteceu em dez escolas regulares do ensino médio com 11 professores de sociologia entrevistados. A pesquisa qualitativa descritiva e exploratória teve como fundamentação a perspectiva da sociologia compreensiva weberiana e apoio a análise de discurso de Bardin para entender os principais desafios e possíveis caminhos para superação da violência escolar.

A banca examinadora foi formada pelo orientador, prof. Luiz Fábio Silva Paiva, a examiandora interna, profª. Celina Amalia Ramalho Galvão Lima e a examiandora externa do Centro Universitário UNIFANOR/ Wyden, profª. Ana Vládia Holanda Cruz.