Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

Área do conteúdo

Processo Seletivo 2022

O Conselho Gestor e a Comissão Nacional de Seleção do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO), por meio da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Ceará (UFC), republica o EDITAL 02/2022e torna público o ADITIVO ao edital que trata do novo cronograma do processo seletivo 2022. E esclarece que:

  • A(o) candidata(o) que já se inscreveu poderá submeter nova inscrição até a data limite, enviando todos os documentos anexos exigidos no edital. Para efeito de homologação será considera a última inscrição da/o candidata/o;
  • O pagamento da inscrição deverá ser feito somente mediante depósito ou transferência bancária para Banco do Brasil, agência 2937-8 , conta corrente – 39.337-1. Não aceitaremos transferência via Pix.

Conversa online com professores do ProfSocio

Em 06/10, às 18h, pelo Google Meet, os professores do ProfSocio Jesus Villota, Paulo Diniz e Viviane Toraci realizarão uma conversa online com todos os interessados em participar da seleção 2022. Serão compartilhadas dúvidas e orientações para redação da carta de intenções, defesa da carta e como preencher o formulário de inscrição. Para participar, inscreva-se em https://forms.gle/fBbEi9feXTuFhJjp6 para receber o link do Google Meet.

Edital de Exame Nacional de Acesso ProfSocio – edital 02/2022

É com muita satisfação que a Coordenação Nacional e o Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional divulgam o Exame Nacional de Acesso por meio do EDITAL 02/2022

As inscrições estão abertas até 31/10. O Curso gratuito é ofertado por instituições públicas e confere título de mestre em Sociologia. Conceito 4 na avaliação Capes 2021. A Seleção será toda online, composta por duas etapas: envio de carta de intenções no formulário de inscrição e defesa online da carta de intenções.

Veja o cronograma completo no EDITAL 02/2022.

 

Sobre o Curso

O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional é um curso presencial de mestrado profissional em sociologia voltado para professores de rede pública de ensino em exercício em componente da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas. O Programa possui três linhas de pesquisa – Educação, Escola e Sociedade; Juventude e Questões Contemporâneas; Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares – o ProfSocio tem duração de 2 anos.

 

Link do Formulário de Inscrição

As inscrições para o Exame Nacional de Acesso ProfSocio já podem ser realizadas através deste FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

 

Vagas oferecidas por instituição Associada:

Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)- 30

Universidade Estadual do Vale do Acaraú – 17

Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus Marília – 19

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – 20

Universidade Federal do Ceará (UFC) – 20

Universidade Federal do Paraná (UFPR) – 15

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) -16

As informações completas sobre o processo seletivo podem ser encontradas no EDITAL 02/2022. Dúvidas podem ser enviadas para as nossas redes sociais @profsocio.nacional ou para o email inscricaoprofsocio2023@gmail.com .

 

Taxa de inscrição

A taxa de inscrição para o Exame Nacional de Acesso é de R$ 80,00 (oitenta reais). O(a) candidato(a) deverá recolher o valor correspondente à taxa de inscrição por meio de depósito ou transferência para: “ASTEF” – Banco do Brasil: Agência 2937-8,  Conta corrente- 39.337-1. Em caso de depósito bancário o(a) candidato(a) deverá informar seu nome completo no comprovante de pagamento. Não aceitamos transferência via PIX.

 

Horário das aulas

 As aulas serão presenciais e acontecerão em dias e horários diferenciados, conforme os calendários acadêmicos de cada associada. Os calendários para 2023 das associadas ainda não foram definidos. Há uma  previsão para a realização das aulas, no entanto, esclarecemos que podem ocorrer alterações. Os dias e horários são:

FUNDAJ – segundas-feiras e terças-feiras (manhã, tarde ou noite);

UVA – terças-feiras, quartas-feiras e quintas-feiras (tarde e/ou noite);

UNESP – sextas-feiras (noite) e sábados (manhã);

UFC – quintas-feiras e sextas-feiras (tarde e noite);

UFCG – quintas-feiras e sextas-feiras (tarde e noite);

UFPR – segundas-feiras, terças-feiras e quartas-feiras (tarde) e/ou sábado (manhã);

UNIVASF – quintas-feiras (noite) e sextas-feiras (manhã, tarde e noite).

Acessar Ir para o topo