Campanha Sou Mestre

Data de publicação: 29 de junho de 2021. Categoria:

A campanha Sou Mestre é veiculada semanalmente em nossas redes sociais e disponibilizada em nosso site.

A campanha Sou Mestre divulga depoimentos de alunos egressos do Mestrado Profissional em Rede Nacional em nossas redes sociais, todas as sextas-feiras, e no nosso site como repositório. Na guia Trabalhos de conclusão, abaixo dos temas das dissertações, é possível encontrar uma citação do depoimento e, clicando nele, ler o depoimento completo.

Nos depoimentos os discentes contam qual sua formação e tema de pesquisa, porque escolheram o ProfSocio, e como o mestrado profissional os ajudou na prática docente.

Um dos depoimentos disponíveis em nosso site é o Jacqueline Marinho de Sousa, mestra em sociologia pela Universidade Estadual Paulista (UNESP), ela buscou entender quais as contribuições do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD) ao ensino de sociologia? Na sua dissertação “Contribuições do PNLD ao Ensino de Sociologia: análise dos Guias de Livros Didáticos”.

“O mestrado profissional foi a oportunidade do diálogo entre teoria e prática pedagógica, um espaço de troca entre docentes de Sociologia do ensino básico – estudantes de pós-graduação – e docentes universitários. Fui orientanda das professoras Drª. Lídia Possas e Drª. Sueli Mendonça, as quais me auxiliaram em meus estudos sobre PNLD de Sociologia.

Em minha pesquisa me dediquei a compreender mais a fundo os Guias do Livro Didático PNLD Sociologia e analisar as contribuições destes materiais para a escolha dos livros didáticos de Sociologia entre os professores do ensino básico. Bem como observei as transformações dos livros didáticos do PNLD entre as edições de 2012, 2015 e 2018.

Ao longo da pesquisa pude observar e perceber as transformações da minha atuação e interação com os estudantes. Passei a compreender mais sobre a importância e a utilização do material didático em sala de aula. Vi minha prática docente ser aprimorada na medida em que buscava mais referências e recursos didáticos para planejar e preparar as aulas.”