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Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

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Trabalho de Conclusão

Docentes e estudantes do ProfSocio possuem grande responsabilidade na elaboração de seu trabalho de conclusão. Serão desafiados nos seguintes aspectos
fundamentais:
a. Sua produção se distinguirá do mestrado acadêmico.
b. O ensino de sociologia será o foco central de seu trabalho.
c. Sua reflexão se produzirá num diálogo com teorias pedagógicas e sociológicas, sua prática docente e o currículo de sociologia no Ensino Médio.
d. Terá que optar por uma das três modalidades de apresentação de seu trabalho.

Para compreender a especificidade do formato do trabalho de conclusão do Mestrado Profissional em Sociologia, lembremos, em primeiro lugar, que o objetivo é propiciar um espaço de formação para os professores de Sociologia que atuam na Educação Básica. Nessa perspectiva, o trabalho de conclusão deverá expressar preocupação da/o mestranda/o com aperfeiçoamento de sua atividade profissional cotidiana. Compreenderá, por isso, um diálogo entre ciências sociais e educação que tem um caráter muito particular na medida em que as ciências sociais não figuram aqui apenas como campo de conhecimento escolar de nossa dedicação, mas também como um conjunto de teorias e pressupostos que conformam o olhar a partir do qual agentes, processos, fenômenos e recursos escolares serão analisados. As ciências sociais são, por isso, simultaneamente, objeto de nossa atividade docente e de nossa atividade cognoscente. Isso quer dizer que não apenas a ensinamos, mas também apreendemos o mundo escolar através delas, sofisticando os meios para realização das finalidades educativas.

Por isso, os trabalhos de conclusão, independentemente de sua modalidade, deverão apresentar, por um lado, elevado nível de reflexão sociológica sobre prática pedagógica e seus instrumentos, bem como sobre a compreensão da realidade escolar. Faremos, pois, uma sociologia do ensino da sociologia e atuaremos no diálogo com as diversas especialidades das ciências sociais. Por outro lado, os trabalhos deverão adentrar na discussão inescapável sobre o que é ensinar e aprender sociologia a partir de um diálogo com teorias pedagógicas, o currículo e diferentes dimensões da prática pedagógica que envolvem a formação do estudante e também do professor.

Os trabalhos podem ser apresentados nas seguintes modalidades:
i) Dissertação
ii) Intervenção pedagógica
iii) Material pedagógico

Para cada modalidade haverá uma forma própria de apresentação do projeto, a qual detalhamos em nosso MANUAL DE TCC.

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