Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

Área do conteúdo

ProfSocio abre seleção de mestrado para turma de 2020

Data da publicação: 2 de agosto de 2021 Categoria: Notícias

Nesta quarta-feira, 29 de abril, o Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional torna pública a abertura de edital do Exame Nacional de Acesso ProfSocio 2020. As inscrições acontecem até o dia 15 de junho via formulário eletrônico. As aulas da nova turma começarão em agosto deste ano.

Mudanças foram implementadas pela Capes e pela Rede ProfSocio no edital de 2020.  Entre elas, está o novo perfil de alunos a que o mestrado se destina. O público-alvo que poderá participar do exame são licenciados em atuação como professores das redes públicas de ensino, na condição de efetivos ou temporários.

O processo seletivo será composto por três etapas realizadas a distância e por videochamada: envio da Carta de Intenções, defesa online da carta e arguição online de conhecimentos específicos. Neste edital, a Carta de Intenções substituirá o anteprojeto solicitado em seleções anteriores. Ela deverá ser enviada no ato da inscrição, sendo composta por descrição da trajetória profissional e acadêmica do candidato, proposição de tema do Trabalho de Conclusão de Curso, identificando-o a uma das linhas de pesquisa do PROFSOCIO, e justificativa do tema escolhido considerando as contribuições para a área de Ensino de Sociologia, em particular para o desempenho docente. As linhas de pesquisa continuam divididas em Educação, Escola e Sociedade; Juventude e Questões Contemporâneas, e Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares.

A Rede ProfSocio é formada por oito instituições públicas sob coordenação nacional da Universidade Federal do Ceará. O candidato deverá selecionar a instituição na qual pretende realizar o curso. Veja a quantidade de vagas ofertadas por instituição:

Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ) / Recife / Pernambuco – 30 vagas

Universidade Estadual de Londrina (UEL) / Londrina / Paraná – 10 vagas

Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA) / Sobral / Ceará – 15 vagas

Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) / campus Marília / São Paulo – 20 vagas

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / campus Campina Grande/ Paraíba – 15 vagas

Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) / campus Sumé / Paraíba – 12 vagas

Universidade Federal do Ceará (UFC) / Fortaleza / Ceará – 15 vagas

Universidade Federal do Paraná (UFPR) / Curitiba / Paraná – 10 vagas

Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF) / campus Juazeiro / Bahia – 10 vagas

Ao total, são ofertadas 137 vagas. O curso é gratuito, tem duração de 24 meses, com aulas presenciais e confere o título de mestre em Sociologia. Informações no site.

 

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo