Intervenção Pedagógica: “Os desafios de implementação da pesquisa sociológica no contexto da escola pública: Construindo o entendimento de Racismo Institucional”

Data de publicação: 17 de julho de 2023. Categoria: Materiais Pedagógicos

O mestre Diogo Bruno Wanderley Grandidier Gomes trabalhou em sua intervenção pedagógica o entendimento do racismo institucional e os desafios da implementação da pesquisa sociológica dentro das escolas públicas pernambucanas.

Com o uso de metodologia de pesquisa quantitativa e das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, Diogo realizou uma sequência didática trabalhando conceitos de Raça e Classes Sociais com os alunos do 1° e 2° ano do ensino médio, fazendo com que os próprios alunos construíssem um questionário online para investigar aspectos socioeconômicos e raciais na comunidade onde está localizada a escola.

Para compreender mais a fundo como o mestre realizou sua intervenção pedagógica, acesse o trabalho completo no Portal Educapes: https://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584544