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Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

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Campanha Sou Mestre/ Depoimento UFPR

A egressa Fernanda na Casa da Cultura em Colombo, durante a Mostra de Artes Visuais sobre Visibilidade, onde estão expostos trabalhos produzidos pelos alunos e alunas do Colégio Estadual Presidente Abraham Lincoln, de Colombo-PR

Egressos ProfSocio da associada Universidade Federal do Paraná contam um pouco sobre sua trajetória na Rede e destacam nova compreensão sobre o ensino da sociologia e a formação continuada dos professores para a qualidade das redes públicas de ensino. O Mestre em Sociologia Nailon Silveira atua há dez anos como professor, mas comenta se sentir mais preparado depois da formação no ProfSocio iniciada em 2018. “Devo dizer que o Mestrado Profissional em Sociologia foi o que me possibilitou melhores práticas em sala de aula”, comenta.

Ele cita que intensos debates teóricos ao longo do curso e de como essas discussões poderiam ser trabalhadas com os estudantes contribuíram para sua didática no ensino médio. Além disso, salienta a importância da reflexão sobre a disciplina a partir do atual contexto social e histórico. “Uma compreensão bem maior das reais possibilidades da sociologia em um ambiente escolar, político e social conturbado também estão presentes no curso”, sublinha.

A professora da rede pública estadual da cidade de Curitiba, Fernanda de Almeida Carvalho também fez parte da primeira turma do curso. Ela destaca que o “Profsocio aproxima a universidade pública da escola pública, e isso é uma experiência muito positiva para todos que estão envolvidos”. Fernanda também menciona um dos objetivos do curso que incide na melhoria da educação básica. “Acredito que uma educação pública de qualidade se faz investindo na formação de professores, e a proposta do mestrado profissional acontece nesse viés”, enfatiza.

Fernanda vê como importante papel do ProfSocio na qualificação do docente para o ensino de Sociologia na escola. “Que o mestrado profissional e a sociologia sigam fortalecidos e que outros professores da rede pública possam ter acesso a essa formação tão importante e valiosa”.

A docente e egressa da Rede, Camila Mariane de Souza concorda com seus colegas ao afirmar novas formas de aprendizagem que unem o ambiente escolar e universitário. “A oportunidade de refletir sociologicamente a escola e a sala de aula, repensar as práticas de ensino e propor outras maneiras de ensinar e aprender Sociologia no Ensino Médio simbolizaram uma maneira ímpar de demarcar meu lugar como profissional e acadêmica com a aproximação entre escola e Universidade”, considera Camila.

A estudante de escola pública e, atualmente, professora dedicou seu trabalho de conclusão de curso a metodologias de ensino de Sociologia na escola com uso de jogo RPG, muito difundido na cultura jovem, como uma ferramenta pedagógica para aprendizagem das perspectivas clássicas do trabalho. Ela teve como orientador o Professor Rodrigo CzajKa.

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