Como o ProfSocio está estruturado?

A meta do ProfSocio é que os professores de Sociologia do ensino médio tenham a competência para conceber e executar uma aula de acordo com a legislação vigente e o projeto político pedagógico da escola onde atuam. Para tanto, as ações necessárias compreendem habilidades que combinam domínio de conteúdos de Sociologia e Ciências Sociais, da legislação educacional brasileira e técnicas pedagógicas somadas à experiência profissional docente. O ProfSocio possui seis disciplinas obrigatórias, com carga horária total de 60 horas, somando 4 créditos cada uma. São elas: Metodologia da Pesquisa, Metodologia de Ensino, Sociologia da Educação, Teorias das Ciências Sociais 1, Teorias das Ciências Sociais 2, Teorias das Ciências Sociais 3. Para complementar a carga horária do curso, os discentes deverão cursar duas disciplinas optativas. Existem duas modalidades de disciplinas optativas:

a) Aquelas cujo conteúdo pedagógico é de responsabilidade da coordenação nacional do ProfSocio;

b) Presenciais, ofertadas na modalidade de tópicos, de acordo com as linhas de pesquisa do curso, sob a responsabilidade das instituições associadas.

As disciplinas optativas têm carga horária de 45 horas, somando 3 créditos.