Coordenação das Associadas
Coordenadora de Campina Grande: Maria de Assunção Lima de Paulo
Coordenador do Campus Sumé: Paulo Cesar Oliveira Diniz
DOCENTE | LINHA DE PESQUISA | PROJETO (S) |
Arilson Silva De Oliveira | Educação, Escola e Sociedade |
Projeto de Ensino de Graduação “Os Clássicos da Ciência Política” (2010) A Civilização Proto-Védica. Uma nova perspectiva da História da Índia Sociologia da Religião HINDUÍSMO E BUDISMO EM MAX WEBER: a indologia da religião weberiana frente ao eurocentrismo alemão |
Bruno Medeiros Roldão De Araújo | Juventude e Questões Contemporâneas |
A emersiologia e os processos de virtualização corporal nos jogos eletrônicos e no telespetáculo esportivo
|
Carolina Silva De Medeiros | Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares |
Formação do professor e educação inclusiva: um estudo sobre práticas educativas (2015-2017)
|
Fabiano Custódio De Oliveira | Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares |
O jogo didático no Ensino de Sociologia como potencializador no processo de ensino-aprendizagem para alunos surdos e ouvintes através da mediação |
Faustino Teatino Cavalcante Neto | Educação, Escola e Sociedade |
O ensino de Sociologia entre os jovens da comunidade negra de Roça Velha (Camalaú-PB): um debate sobre a questão agrária e o campesinato negro De noite a cerca anda: a grilagem de terra no município de Sumé-PB e sua relação com o conteúdo do livro didático para uma educação contextualizada A relação entre questão agrária e Educação Contextualiza no município de Amparo-PB A questão agrária no município de Monteiro-PB: problematizações no ensino de Sociologia O campesinato negro do município de Sumé-PB: presenças e ausências no ensino de Sociologia
|
Isaac Alexandre Da Silva | Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares | Processos de socialização e aprendizagem: a produção de material didático no Ensino médio |
Ivonildes Da Silva Fonseca | Juventude e Questões Contemporâneas |
Juventude e Ensino Médio: olhares, perspectivas e desafios Filhas e Netas de África: imagens de meninas e mulheres afrodescendentes e negras em livros divulgados no Programa A Cor da Cultura/ACDC (2014-2015) |
José Marciano Monteiro | Educação, Escola e Sociedade |
Escola, cinema e educação: filmografia nordestina e ensino de sociologia Formação de Professores e Ensino de Sociologia: trajetórias sociais e os dilemas da docência diante da precarização do trabalho semiárido brasileiro
|
Jose Maria de Jesus Izquierdo Villota | Juventude e Questões Contemporâneas |
Blindados na linha de fogo: A lógica da abstenção do consumo de drogas de jovens moradores em área de risco |
Jose Maria Pereira da Nobrega Junior | Educação, Escola e Sociedade |
Os Homicídios no Nordeste Brasileiro Democracia, violência e impunidade na América Latina Comparando regimes políticos: a qualidade da democracia na América Latina |
Luciano da Silva | Educação, Escola e Sociedade |
Etnofilosofia: os elementos afroperspectivistas nos livros didáticos de filosofia Elementos da etnofilosofia nos livros didáticos de filosofia |
Maria da Conceição Gomes de Miranda | Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares | Utilização das tecnologias da informação e comunicação na formação continuada de professores da Rede Pública Municipal de Sumé (PB) e sua aplicação em sala de aula (2015-2016) |
Maria De Assuncao Lima de Paulo | Juventude e Questões Contemporâneas | O acesso de jovens rurais formados pelo CDSA |
Mario Henrique Guedes Ladosky | Educação, Escola e Sociedade | Trabalho e Globalização periférica no Brasil: um estudo comparativo em três setores produtivos |
Melânia Nóbrega Pereira De Farias | Juventude e Questões Contemporâneas |
A identidade negra em perspectiva: leitura interdisciplinar da obra de Maria de Firmina dos Reis Práticas pedagógicas a serem desenvolvidas durante as aulas de Sociologia numa perspectiva inclusiva com alunos surdos do Ensino Médio
|
Paulo César Oliveira Diniz | Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares | Desenvolvimento, Natureza e Sociedade no Semiárido Brasileiro: desafios para o ensino de sociologia. |
Rogerio Humberto Zeferino Nascimento | Educação, Escola e Sociedade | Elaboração de relatório antropológico sobre o Quilombo de Pedra d’Água – PB (2008-2009) |
Rozenval Almeida E Sousa | Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares | Observatório do Ensino de Sociologia na Escola Secundária Brasileira |
Severino Jose De Lima | Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares | Os Complexos Industriais e Portuários do Nordeste do Brasil: Impactos Sociais, Ambientais e Culturais |
Sheylla De Kassia Silva Galvão | Juventude e Questões Contemporâneas | Identidade e violência de gênero: homofobia no ambiente escolar (2017-2019) |
Tania Regia De Oliveira | Juventude e Questões Contemporâneas | Saberes e vivências sexuais na adolescência: despontando vozes e experiências de estudantes do Ensino Médio (2014-2015) |
Valdonilson Barbosa Dos Santos | Juventude e Questões Contemporâneas |
Discursos masculinos sobre as práticas violentas de gênero no Cariri Ocidental Paraibano A violência contra as mulheres em municípios do Cariri Paraibano em contextos rurais e urbanos em tempos de pandemia por coronavírus |
Wallace Gomes Ferreira De Souza | Juventude e Questões Contemporâneas | Família, ruas e avenidas: sociabilidade e construção de gênero entre travestis/transsexuais em João Pessoa-PB |