Disciplinas Optativas
Para complementar a carga horária do curso, os discentes deverão cursar uma disciplina eletiva com carga horária total de 30 horas (ou 32 horas, dependendo da instituição), somando 2 créditos. Existem duas modalidades de disciplinas eletivas: a) remotas, a serem ofertadas para toda a rede; e b) presenciais, ofertadas na modalidade de tópicos, de acordo com as linhas de pesquisa do curso, ambas sob a responsabilidade das IES associadas.
Linha Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares
- Gestão Democrática da Educação
Esta disciplina tem por objetivo abordar, por meio de atividades presenciais e a distância, a experiência da prática de gestão pedagógica, no âmbito da Sociologia como disciplina do Ensino Médio, tendo por base experiências profissionais vividas e sistematizadas pelos cursistas, retraduzindo e focando as práticas docentes envolvendo métodos e técnicas para o planejamento de aulas.
- Educação do Campo na Amazônia
Proporciona a análise da educação do campo na Amazônia em sua amplitude sociológica, cultural, agrária, econômica, política e ideológica; As políticas educacionais voltadas para o campo amazônico. O processo da construção da identidade na Educação do Campo. Práticas pedagógicas em educação do campo: A Pedagogia do Movimento, a Pedagogia da Alternância, a Escola, Família Agrícola, o Pronera e a Escola Ativa.
- Marxismo e Educação
O trabalho como mediação na produção da existência humana. Trabalho e formação humana. Formas históricas de produção e educação do trabalhador. As transformações no mundo do trabalho e suas implicações para a educação. A relação escola e trabalho. A formação e qualificação para o labor educacional.
- Sociologia e Realidade Amazônica
Processos de realidade que ocorrem nas relações sociais da Amazônia, como a implementação das políticas públicas federais voltada para o desenvolvimentismo da Amazônia, sob um enfoque histórico e de classes sociais, destacando as desigualdades sociais e a forma como os modelos convencionais de políticas públicas adotadas em relação à Amazônia incidem negativamente sobre a sociedade, os grupos minoritários e a sua natureza. Perda de centralidade do campesinato regional; Subordinação, dependência e exploração da região.
- Tópicos Especiais em Educação, Escola e Sociedade
A disciplina engloba as investigações sobre questões da sociedade brasileira diretamente relacionadas à educação e ao ambiente escolar, a partir da contribuição das diferentes áreas das Ciências Sociais. Aborda questões tais como: sistema escolar, desigualdades educacionais, políticas públicas, diversidade e especificidades regionais, relações de poder na escola, violência, evasão escolar, processos identitários e interculturalidade, interfaces entre família e escola, interações entre escola e comunidade.
- Tópicos Especiais em Educação, Escola e Sociedade: Desenvolvimento, natureza e sociedade no semiárido brasileiro
Desenvolvimentismo e as estratégias de desenvolvimento regional: GTDN e Operação Nordeste. Nordeste, sertão, polígono das Secas. Natureza, seca e política de estocagem de águas. Sociedade e modernização econômica semiárido. Políticas de desenvolvimento e papel do Estado. Sustentabilidade e convivência com o semiárido. No desafios sociais e ambientais para o desenvolvimento.
- Pensamento Social Brasileiro
Constituição das Ciências Sociais como um campo científico autônomo no Brasil. Principais autores e temas que ocupam a agenda da disciplina ao longo de seu desenvolvimento: as questões rural e urbana, raça e classe social, e pobreza e exclusão social.
- Políticas Educacionais e Influências Empresariais
Intersecção entre políticas educacionais e influências empresariais, com foco em como as agendas corporativas estão moldando o sistema educacional brasileiro. Através da análise crítica de obras acadêmicas e estudos de caso, os alunos examinarão a evolução das políticas educacionais, a intervenção empresarial na educação e as implicações para a equidade e qualidade no ensino.
Disciplinas Linha Juventude e Questões Contemporâneas
- Desigualdades Sociais
Esta disciplina tem por objetivo articular, por meio de atividades presenciais e a distância, as discussões teóricas, no âmbito das ciências sociais, a respeito dos das formas de desigualdade e sua importância para a compreensão da dinâmica social, principalmente no que diz respeito a (re)produção social. Nesse sentido, a disciplina aprofunda tópicos integrantes das disciplinas Teoria das Ciências Sociais 1, 2 e 3.
- Relações Raciais e a Educação no Brasil
Introdução à construção social da ideia de raça, racismo científico, eugenia e higienismo nos séculos XIX e XX: história e conceitos fundamentais. A construção das teorias raciais no Brasil: o negro no pensamento social brasileiro e a ideologia do branqueamento. As relações raciais e a educação no Brasil: as desigualdades e as ações afirmativas.
- Educação das Relações Étnico-Raciais
Conceitos presentes no debate sobre as relações raciais no Brasil, tais como: raça, racismo, discriminação, etnia, diversidade, equidade, anti-racismo, igualdade, diferença, identidade, racialização, inclusão, ações afirmativas. Relações étnico raciais e diversidade nas Amazônias. Movimento negro, movimento indígena e educação. Valores, atitudes e sistematicidade na abordagem da Educação das Relações Étnico-raciais (ERER). Cosmologias africanas e dos povos indígenas e suas abordagens em sala de aula. Feminismo negro, decolonialidade e abordagens interseccionais. Leis 10.639/2003, 11645/2008 e as estratégias e os desafios para a abordagem da ERER no Ensino de Sociologia.
- Imagens e a Construção Social da Raça
Discussão de textos sobre as origens do conceito de raça no Ocidente. Estudos acerca da relação entre racismo e cultura visual. Leituras e discussão sobre as questões raciais no Brasil nos séculos XX e XXI. Estudo de temas centrais do debate sociológico sobre raça na contemporaneidade, como o paradigma da branquitude e racismo estrutural. Análise de material iconográfico. Atividades: realização de pesquisas para aplicação de imagens em sala de aula, baseadas nos temas das leituras e debates realizados ao longo do curso.
- Educação: discussões sobre meritocracia e mobilidade social
Educação e desenvolvimento. Teorias de capital humano. Meritocracia. Sucesso escolar. Desigualdades educacionais e sociais. Estratificação social e educacional.
- Juventude e Questões Contemporâneas
Condição do jovem na sociedade brasileira, em especial nos espaços escolares, relacionada a questões atuais trabalhadas no âmbito das Ciências Sociais, tais como sexualidade, trabalho, religião, gênero, cultura, questões étnico-raciais, políticas públicas, direitos humanos, mídias, meio ambiente, consumo, urbanidades, ruralidades.
- Tópicos Especiais em Juventude e Questões Contemporâneas: Sociologia, educação e direitos humanos
Direitos Humanos: contextualização e histórico no mundo e no Brasil. Educação em Direitos Humanos: conceito e trajetórias teóricas. Planos, programas e diretrizes de Educação em Direitos Humanos no Brasil. Direitos Humanos e Ensino de Sociologia. Cidadania, participação e emancipação dos sujeitos na sociedade. Movimentos Sociais. Educação, Sociologia e inclusão. Grupos sociais: ruralidades, étnico-racial, criança/jovens e adultos, indígenas, sexualidades, quilombola, ciganos e especiais.
- Tópicos Especiais em Juventude e Questões Contemporâneas I (Juventude e Religião)
Juventude e religião – questões de definição; juventude e identidade religiosa; culturas juvenis, interseccionalidade e religião; religião na experiência escolar; religião no currículo do ensino médio.
- Gênero e Sexualidades
Esta disciplina tem por objetivo articular as discussões teóricas, no âmbito das ciências sociais, a respeito dos conceitos de gênero e sexualidade e sua importância para a compreensão da dinâmica social, principalmente no que diz respeito a (re)produção das desigualdades sociais. Dentre os conteúdos analisados ao longo do curso temos: introdução aos estudos de gênero e feministas; sexualidade e o rompimento com a hipótese repressiva; gênero e pânicos morais no contexto brasileiro; sistema sexo-gênero, performatividade de gênero; feminismos negros, interseccionalidades e quando gênero não é um marcador; teoria queer x estudos das identidades sexuais; o campo da deficiência; gênero, sexualidades e decolonialidades; gênero, sexualidade e educação; a escola e as discussões de gênero; marcas da diferença no ensino escolar; sexualidades dissidentes e escola.
Disciplinas Linha Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares
- Sociologia da Leitura
A leitura como condição para a cidadania. Leitura na legislação educacional brasileira. A leitura na construção da identidade e do pertencimento coletivo. As potencialidades pedagógicas da leitura nas ciências humanas. Os desafios para a formação de leitores. A leitura na aula de sociologia da educação básica.
- Sociologia e História do Olhar
Possibilidades de uma sociologia e uma história do olhar, cuja definição pode ser entendida como um conjunto de construções sociais e epistêmicas responsáveis pela produção, seleção e circulação de imagens em diferentes contextos sociais e épocas históricas.
- Letramento para as Mídias digitais e Ensino de sociologia na Escola
Reflexão sobrea realidade midiática dos cursistas, levando-os a enfrentar os desafios educativos que as mídias digitais oferecem.
- Ensino de Sociologia e o uso das Tecnologias de Informação
A noção de Laboratório do Comum que considera a participação coletiva dos agentes envolvidos no processo ensino/aprendizagem, que resulta em uma prática criativa e eficaz no contexto da informatização, representa o centro da proposta que visa discutir com os professores e pós-graduandos, métodos a serem aplicados em sala de aula na perspectiva de oferecer condições de formulação de aulas em uma sociedade imersa nas tecnologias digitais.
- Tópicos Especiais em práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares
Elementos que compõem a prática escolar e seus saberes. Abrange as formas de
intervenção em sala de aula, as mediações pedagógicas, a transposição do saber científico para o saber escolar, a seleção de conteúdos curriculares, os elementos cognitivos constitutivos do processo ensino- aprendizagem, as articulações entre pesquisa e ensino, a formação docente, os materiais didáticos, as legislações municipais, estaduais e nacionais, a organização escolar, as novas tecnologias de informação e comunicação e seus usos na escola.
- Multihexperiências: Estudos e práticas das humanidades digitais na escola
Esta disciplina optativa tem como objetivo compartilhar os conhecimentos adquiridos pela equipe do multiHlab – Laboratório Multiusuários em Humanidades, equipamento do ProfSocio na Fundação Joaquim Nabuco (Recife/PE) – na realização de experiências de práticas pedagógicas e no desenvolvimento de materiais didáticos multimodais com uso das Tecnologias Digitais para o ensino de Humanidades na escola, aliando discussões teóricas e atividades práticas para inspirar a ação docente.
- Processos Criativos e Projetos de Ensino em Ciências Sociais
Ensino em Ciências Sociais; ensino e aprendizagem baseados em projetos; linguagens artísticas e processos de criação; interdisciplinaridade e projetos integradores; igamificação; articulação com as temáticas de pesquisa.
- Medialit: Letramento para as mídias digitais e ensino de sociologia na escola
Mídias digitais. Ensino de Sociologia. Cultura participativa.
- Tópicos especiais em práticas de ensino e conteúdos curriculares II: Colonialidade e visualidade
Discussão de textos sobre colonialidade. Estudos de caso pautados em imagens históricas e contemporâneas. Análise de material iconográfico. Elaboração de textos autorais, elaboração de resenhas. Atividades de pesquisa: proposição de pesquisas iconográficas baseadas em acervos digitais disponíveis em diferentes plataformas incluindo o acervo digitalizado da Fundação Joaquim Nabuco (Villa Digital).
- Tópicos especiais em práticas de ensino e conteúdos curriculares
Currículo como objeto de estudo das Ciências Sociais. Teorias do currículo (tradicionais, críticas e pós-críticas). O contexto socio-histórico, político, econômico e legal das reformas curriculares brasileiras. Currículo, pedagogia e avaliação. Os currículos da disciplina Sociologia e da área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas em seus diversos níveis: propostas, diretrizes, materiais didáticos, projeto político pedagógico e práticas de ensino.