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Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

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Disciplinas Optativas

Para complementar a carga horária do curso, os discentes deverão cursar duas disciplinas optativas de 45h. Cada instituição associada poderá ofertar a cada semestre, de acordo com o perfil do seu corpo docente e interesses do corpo discente, disciplinas optativas no formato de Tópicos Especiais em cada uma das linhas de pesquisa do curso. De modo a estimular a circulação de conhecimentos em rede, as disciplinas optativas também podem ser oferecidas na modalidade remota, permitindo a participação de cursistas de diferentes associadas numa mesma turma, enriquecendo assim a troca de experiências.

  • Tópicos Especiais em Educação, escola e sociedade

A disciplina engloba as investigações sobre questões da sociedade brasileira diretamente relacionadas à educação e ao ambiente escolar, a partir da contribuição das diferentes áreas das Ciências Sociais. Aborda questões tais como: sistema escolar, desigualdades educacionais, políticas públicas, diversidade e especificidades regionais, relações de poder na escola, violência, evasão escolar, processos identitários e interculturalidade, interfaces entre família e escola, interações entre escola e comunidade

  • Tópicos especiais em Juventude e questões contemporâneas

A disciplina aborda as investigações acerca da condição do jovem na sociedade brasileira, em especial nos espaços escolares, relacionada a questões atuais trabalhadas no âmbito das Ciências Sociais, tais como sexualidade, trabalho, religião, gênero, cultura, questões étnico-raciais, políticas públicas, direitos humanos, mídias, meio ambiente, consumo, urbanidades, ruralidades.

  •  Tópicos Especiais em Práticas de ensino e conteúdos curriculares

A disciplina aborda as pesquisas voltadas ao entendimento dos elementos que compõem a prática escolar e seus saberes. Abrange as formas de intervenção em sala de aula, as mediações pedagógicas, a transposição do saber científico para o saber escolar, a seleção de conteúdos curriculares, os elementos cognitivos constitutivos do processo ensino-aprendizagem, as articulações entre pesquisa e ensino, a formação docente, os materiais didáticos, as legislações municipais, estaduais e nacionais, a organização escolar, as novas tecnologias de informação e comunicação e seus usos na escola.

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