Disciplinas Obrigatórias
1) Disciplinas Obrigatórias do 1º Período
Teorias das Ciências Sociais 1
Teorias clássicas em Ciências Sociais (autores, discussões, conceitos). Fundações epistemológicas, metodológicas e temáticas Sociologia, da Antropologia e da Ciência Política. Momentos paradigmáticos de constituição das ciências sociais à luz de preocupações contemporâneas, sobretudo as relacionadas aos marcadores sociais da diferença.
Metodologia da Pesquisa
A pesquisa é entendida no curso como um dos princípios estruturantes do trabalho docente. Nesse sentido, é necessário que os mestrandos dominem as questões metodológicas e técnicas que orientam a pesquisa científica no campo das ciências sociais. Assim, os tópicos que serão desenvolvidos nesta disciplina visam aprimorar fundamentalmente a formação dos mestrandos e não necessariamente constar do currículo do ensino médio. Esse aprendizado é importante não só para a elaboração do trabalho de conclusão do curso, mas também para a realização de atividades em sala de aula que privilegiem a pesquisa como recurso didático que ajude os alunos do ensino médio a conhecer a realidade social e a superar o conhecimento de senso comum de que são portadores, de maneira a desenvolverem a capacidade de olhar sociologicamente o mundo ao seu redor.
Metodologia de Ensino
O objetivo da disciplina é o de desenvolver ações didático pedagógicas e assessorar o professor do ensino médio durante o processo de ensino aprendizagem em suas diferentes fases. Pretende, ainda, instrumentalizar a observação e análise sociológica do ambiente educacional, com estudos do projeto pedagógico da escola. Além disso, essa disciplina visa a problematização e o desenvolvimento das temáticas sociológicas voltadas ao Ensino Médio.
2) Disciplinas Obrigatórias do 2º Período
Teorias das Ciências Sociais 2
Teorias das ciências sociais produzidas a partir da segunda metade do século XX (perspectivas, conceitos e autores consagrados e de produções periféricas recentemente recuperadas). Mudanças epistemológicas e metodológicas das ciências sociais geradas tanto pelo debate interno quanto pelas ressonâncias de transformações históricas gerais.
Sociologia da Educação
A disciplina propõe o estudo da educação como objeto de pesquisa da sociologia nas teorias clássicas e contemporâneas. Pretende, ainda, garantir o desenvolvimento de instrumentos teórico-metodológicos para os professores compreenderem o espaço da sala de aula e as dinâmicas das escolas e propiciar a atualização dos debates a respeito dos temas emergentes nas pesquisas sobre escola e sistemas de ensino.
3) Disciplinas Obrigatórias do 3º Período
Seminários de Qualificação ao Mestrado
Reflexão e aprimoramento dos projetos de TCC. Pretende-se oferecer um espaço em que sejam apresentadas, discutidas e aperfeiçoadas as diferentes propostas de trabalho de conclusão, a fim de contribuir para a qualificação do TCC. Nessa perspectiva, os seminários que constituem e dão nome à disciplina compreenderão não somente um momento de exposição dos projetos, mas a oportunidade da própria prática do exercício sociológico.