Coordenadora: Alexandro Dantas Trindade
Vice Coordenador:
DOCENTE | LINHA DE PESQUISA | PROJETO (S) |
Alexandro Dantas Trindade | Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares | Pensamento social e circulação de ideias. |
Ana Luisa Fayet Sallas | Juventude e Questões Contemporâneas |
Imaginários Juvenis Latino-americanos: cultura, comunicação, participação e sociabilidade. Projeto memória sociedade brasileira de sociologia. Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: formação e autoformação das/dos ocupas como sujeitos políticos. |
Fagner Carniel | Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares |
Quem Escreve pela Deficiência na Teoria Social Contemporânea? Relações humano-animal nas paisagens literárias do colonialismo. |
Fernanda Landolfi Maia | Juventude e Questões Contemporâneas | A Reconfiguração do Trabalho Docente a Partir dos Usos das Tecnologias da Comunicação e Informação. |
Julian Simões Cruz de Oliveira |
Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares Juventude e Questões Contemporâneas |
Mídias digitais nas fronteiras entre abortamento legal e clandestino no brasil
Sofrimentos em disputa: economias morais e produção das verdadeiras vítimas nas discussões sobre (des)criminalização do aborto na ADPF 54 e na ADPF 442. |
Kelem Ghellere Rosso | Juventude e Questões Contemporâneas |
Ensino de Sociologia e Escola: a condição juvenil no centro do debate. Juventude e mundo do trabalho: impactos da reestruturação produtiva na formação do novo trabalhador. |
Lara Roberta Rodrigues Facioli | Juventude e Questões Contemporâneas | Mídias Digitais e Organização Política: uma análise dos repertórios e das expectativas do ativismo digital feminista brasileiro. |
Leonardo Carbonieri Campoy | Práticas de Ensino e Conteúdos Curriculares | Educação e produção de corpos e subjetividades. |
Luiz Belmiro Teixeira | Educação, Escola e Sociedade | Cidades Excludentes: desigualdade e direitos no Brasil Contemporâneo. |
Maria Aparecida da Cruz Bridi | Juventude e Questões Contemporâneas |
Construção do Conhecimento em Sociologia no Ensino Médio. Configurações do trabalho digital e ação coletiva no contexto pós-pandemia COVID-19: um estudo comparativo entre países latino-americanos. Teletrabalho, trabalho remoto/ home office no contexto da pandemia COVID-19. Dimensões do trabalho na era do capitalismo flexível. |
Maria Tarcisa Bega | Juventude e Questões Contemporâneas |
Políticas Sociais: análise comparada das experiências brasileiras. Viver na cidade: avaliação e intervenção em áreas de habitações precárias em Curitiba. Normatização ou controle social? análise comparativa das experiências de políticas públicas para juventude ? Brasil, México e Portugal. |
Marisete Teresinha Hoffmann-Horochovski |
Educação, Escola e Sociedade Juventude e Questões Contemporâneas |
A Vida e a Morte em Memórias e Representações. políticas públicas e sociais. políticas sociais: análise comparada das experiências brasileiras. |
Rodrigo Czajka | Educação, Escola e Sociedade |
Intelectuais, artistas e produção cultural na ditadura militar: uma análise dos relatórios militares sobre o fenômeno da subversão no Brasil. O comitê cultural do PCB e as políticas culturais da esquerda na ditadura militar. |
Simone Meucci |
Educação, Escola e Sociedade Juventude e Questões Contemporâneas |
Pensamento educacional no Brasil. Ensino religioso na educação básica: Espanha e brasil (1978-2008). Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: formação e autoformação das/dos ocupas como sujeitos políticos.
|
Valéria Floriano Machado | Juventude e Questões Contemporâneas |
Juventudes e universidade: sociabilidades e estratégias de permanência na UFPR. Experiência de estudantes nas ocupações das escolas e universidades públicas no Paraná (2016). Ocupações secundaristas no Brasil em 2015 e 2016: formação e autoformação das/dos ocupas como sujeitos políticos. |