ProfSocio e a Coletiva realizam live de lançamento de livro sobre Florestan Fernandes
Data da publicação: 2 de setembro de 2021 Categoria: FUNDAJA Revista Coletiva e o ProfSocio (Fundaj) realizam live sobre a trajetória e a obra do sociólogo Florestan Fernandes no contexto dos atuais desafios do país em um bate-papo com os pesquisadores e professores Eliane Veras (UFPE) e Diogo Costa (UFRB).
Na próxima quinta-feira, dia 9 de setembro, às 19 horas, a COLETIVA, revista eletrônica de difusão científica e cultural do ProfSocio/Fundaj, promoverá uma live com os professores e pesquisadores Eliane Veras e Diogo Costa. O tema será a trajetória e a obra do sociólogo Florestan Fernandes no contexto dos desafios enfrentados pelo Brasil nos últimos anos. O ponto de partida para o bate-papo é o lançamento do livro sobre a trajetória e a obra de Florestan Fernandes, sem dúvida alguma um dos mais importantes cientistas sociais do país.
Organizado pelos convidados, o livro “Florestan Fernandes. Trajetória, Memória e Desafios do Brasil” tem a participação de professores e pesquisadores de diversas universidades de diferentes regiões do país, como Ana Rodrigues Cavalcanti Alves, Aristeu Portela Jr., Diogo Valença de Azevedo Costa, Eliane Veras Soares, Lucas Trindade da Silva e Remo Mutzenberg. Já o bate-papo contará com a participação dos pesquisadores e professores Túlio Velho Barreto e Alexandre Zarias (ProfSocio/Fundaj), ambos também editores da Revista Coletiva.
Dividido em três partes (entrevistas com Florestan Fernandes, artigos dos especialistas e o caderno de fotos e bibliografia do sociólogo e sobre ele), segundo o seu prefaciador, Caio Navarro de Toledo, “o livro é o resultado de debates que, ao longo de vários meses, seis pesquisadores empreenderam sobre relevantes problemáticas da produção sociológica de Florestan Fernandes”. E conclui afirmando que, “Justa e pertinente é a avaliação feita na Introdução, quando observa que o valor desta obra se manifesta pela diversidade e pluralidade das pesquisas realizadas por este coletivo de acadêmicos”.
A live será transmitida pelo canal do MultiHLab