Fundaj retrata obra de Josué de Castro pela cena Manguebeat
Data da publicação: 9 de agosto de 2021 Categoria: NotíciasNesta próxima terça (29/09), às 16 hs, a cena mangue revisita a atualidade do pensamento e da obra do Cidadão do Mundo, Josué de Castro. Em manifesto dos Caranguejos com Cérebros, ilustrado nos primeiros álbuns do grupo Nação Zumbi e Mundo Livre S.A., o Prof. Túlio Velho Barreto revive com alunos da EREM Cândido Duarte a “utopia mangue” que marca uma nova geração de artistas e uma estética própria no cenário musical.
Essa utopia comunica ao mundo, em sua antena parabólica fincada na lama, a diversidade e miséria dos homens anfíbios a desobstruir as vias e artérias pulsantes da Manguetown, com a ajuda de seus principais pensadores.
Túlio Velho Barreto é cientista político, docente do ProfSocio/Fundaj e integrante da coordenação do Pibic- Ensino Médio. Atualmente, é um dos coordenadores do projeto de pesquisa Cena Musical Pernambucana: da Psicodelia ao Manguebeat, iniciado em 2019, que prevê a constituição de um acervo representativo da cena musical naquele período a partir das trajetórias de seus entrevistados.
O evento aberto ao público é uma das atividades de extensão do ProfSocio que acontecerá neste semestre, articulado com o Laboratório Multiusuários de Ciências Humanas e suas Tecnologias (multiHlab). Ficou interessado? Assista pela página do facebook ou no canal do Youtube do multiHlab.