Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

Área do conteúdo

Fundaj retrata obra de Josué de Castro pela cena Manguebeat

Data da publicação: 9 de agosto de 2021 Categoria: Notícias

Nesta próxima terça (29/09), às 16 hs, a cena mangue revisita a atualidade do pensamento e da obra do Cidadão do Mundo, Josué de Castro. Em manifesto dos Caranguejos com Cérebros, ilustrado nos primeiros álbuns do grupo Nação Zumbi e Mundo Livre S.A., o Prof. Túlio Velho Barreto revive com alunos da EREM Cândido Duarte a “utopia mangue” que marca uma nova geração de artistas e uma estética própria no cenário musical.

Essa utopia comunica ao mundo, em sua antena parabólica fincada na lama, a diversidade e miséria dos homens anfíbios a desobstruir as vias e artérias pulsantes da Manguetown, com a ajuda de seus principais pensadores.

Túlio Velho Barreto é cientista político, docente do ProfSocio/Fundaj e integrante da coordenação do Pibic- Ensino Médio. Atualmente, é um dos coordenadores do projeto de pesquisa Cena Musical Pernambucana: da Psicodelia ao Manguebeat, iniciado em 2019, que prevê a constituição de um acervo representativo da cena musical naquele período a partir das trajetórias de seus entrevistados.

O evento aberto ao público é uma das atividades de extensão do ProfSocio que acontecerá neste semestre, articulado com o Laboratório Multiusuários de Ciências Humanas e suas Tecnologias (multiHlab). Ficou interessado? Assista pela página do facebook ou no canal do Youtube do multiHlab.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo