Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em: Português

Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

Área do conteúdo

Campanha Sou Mestre/ Depoimento UVA

A Mestra Socorro da Silva comemora esta realização em sua trajetória pessoal e acadêmica

Como o ensino de Sociologia pode contribuir para o reconhecimento e valorização da diversidade na escola? Para a atual Mestra em Sociologia pelo ProfSocio/UVA, Maria do Socorro Alexandre da Silva, participar do mestrado “representou em minha trajetória pessoal, acadêmica e profissional uma significativa realização”, comenta.

Ela explica que as vivências e reflexões ao longo do curso fortaleceram o ensino de Sociologia e agregaram mais conhecimentos a prática docente desde seu início na primeira turma em 2018. “Os saberes gerados estão enriquecendo o contexto escolar e a consolidação de uma busca constante por um ensino aprendizagem mais significativo em sala de aula”, salienta.

Através de seu trabalho de conclusão de curso “Escola e meio rural: ressignificando espaços nos projetos de vida de jovens estudantes rurais”, que contou com a orientação da Profª. Isaurora Cláudia Martins de Freita, ela pôde conhecer melhor os perfis dos alunos da educação pública do interior do Ceará e ressignificar o espaço escolar para as realidades juvenis.

“A pesquisa construída ao longo do ProfSocio tornou ainda mais latente que as juventudes de nossas escolas públicas são múltiplas, e por isso necessitam de uma compreensão sociológica não somente a nível de ensino, mas também sobre o contexto histórico, social e cultural no qual estão inseridas”, complementa. Socorro sinaliza que “os verbos resistir e transformar ganharam novas formas e significados no cenário educacional atual através do ProfSocio.”

O seu colega de turma, Ricardo Borges, reconhece que a idealização do jornal escolar “O Corujinha” como ferramenta de auxílio no ensino-aprendizagem em Sociologia voltado ao público juvenil foi desafiador dentre as opções disponíveis, mas com o tempo mostrou-se viável. “A ideia de trabalhar com um material de apoio que, junto com o livro didático, contemplasse as vivências dos estudantes e expandisse as discussões sociológicas para além da sala de aula” foi a motivação principal para possibilitar maior envolvimento dos jovens.

A atual Mestra Clécia Maria Lopes do Nascimento concorda com o comprometimento da Rede em analisar as questões contemporâneas que afetam os jovens em uma de suas linhas de pesquisa. Através de sua dissertação “Pelos pulsos uma expressão: um estudo sobre autolesão entre jovens estudantes”, com a orientação da docente Marina Leitão de Mesquita, teve a oportunidade de compreender e acolher a realidade dos conflitos atuais da juventude na escola em que atua. Ela destaca que os seus alunos “são interlocutores da pesquisa, compreendendo à luz da Sociologia, os problemas que os atingem.”

A Universidade Vale do Acaraú oferta 15 vagas na seleção 2020.

Acessar Ir para o topo