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Universidade Federal do Ceará
Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional

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Campanha Sou Mestre/ Depoimento UFCG

O Mestre em Sociologia, Bruno Daniel Fernandes acredita na importância de se pensar sociologicamente para transformar a educação

Egressos da associada Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) contam suas experiências dentro da Rede ProfSocio para o fortalecimento da educação básica a partir de um viés crítico do ensino de sociologia.

O Mestre em Sociologia Bruno Daniel Fernandes explica a importância do Mestrado Profissional na qualificação de seu exercício docente na disciplina de Sociologia. “Foram dois anos que irão se refletir diretamente na minha carreira enquanto professor da educação básica e defensor do reconhecimento do espaço do conhecimento sociológico”.
Atualmente é professor efetivo da escola estadual ECIT Bráulio Maia Júnior, na Paraíba, e reconhece que o ProfSocio auxilia na abertura de novos campos de atuação no âmbito educacional. Ele afirma que “formas arcaicas de pensar o processo educacional ainda prevalecem e persistem em nossa sociedade”.

Seu trabalho de conclusão de curso a respeito da resistência dos corpos gays no confronto com a religião e a racionalização no modelo de Escola Cidadã Integral do estado da Paraíba, com a orientação do Prof. Arilson Silva de Oliveira, contribui na reflexão sobre o lugar e usos da sociologia para uma educação crítica e democrática. “Devemos nos unir em favor de uma área que continua sendo duramente desprezada pelo conhecimento tecnicista”, enfatiza.

Sua colega de turma, a Mestra Grygena Targino Moreira Rodrigues, que tem formação em pedagogia, também concorda que o curso ajudou a ampliar e repensar as filosofias e práticas pedagógicas. Ela afirma que “o entendimento de outras perspectivas educacionais fora da esfera oficial possibilita a desnaturalização e o estranhamento dos fenômenos educacionais.”

Grygena comenta a importância das dinâmicas criadas em sala de aula para a reflexão sobre educar e conhecer, baseada na crítica sociológica e na interdisciplinaridade do conhecimento. “A troca constante de conhecimentos entre professores e alunos me possibilitou o aprimoramento da análise sociológica dos fenômenos sociais e educacionais, com destaque para o papel da educação e dos diversos saberes.”

Em sua dissertação “O ensino de Sociologia na escola pública de João Pessoa: formação docente e estratégias didáticas”, com orientação do Prof. Luciano da Silva, pôde alinhar sua aprendizagem em sala de aula com a investigação da realidade escolar. “Tive a oportunidade de aprimorar minha prática docente por meio de atividades didático-pedagógicas estudadas e debatidas durante as aulas das disciplinas ofertadas no currículo do Mestrado”, destaca.

A Mestra Anne Colaço complementa com a indicação da natureza do trabalho do profissional de educação e os percalços no ensino com a intermitência da sociologia como disciplina na educação básica. “A prática docente é desafiadora, uma profissão que nos provoca questionamentos e nos coloca em constante movimento, principalmente no que diz respeito à disciplina de Sociologia no Ensino Médio, quando ora faz parte do currículo educacional, ora é esquecida”.

A mestranda produziu em seu trabalho de conclusão de curso uma intervenção pedagógica sobre música e gênero, a partir do estabelecimento de grupos focais para formação dos jovens como atores do processo educacional em uma escola pública federal de Campina Grande, Paraíba. Ela conta que o Mestrado a ajudou em sua trajetória como docente e, sobretudo, a continuar na luta pela educação básica de qualidade. “O ProfSocio alargou os horizontes e me encorajou, apesar das profundas mudanças do país, a continuar enfrentando resistência no ensino.”

A Universidade Federal de Campina Grande, em seu Campus Campina Grande, oferta 15 vagas na seleção 2020.

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