Processo Seletivo 2019

RESULTADO FINAL DO PROCESSO SELETIVO EDITAL 01/2018

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) torna público o RESULTADO FINAL do Processo Seletivo 2019.

Os candidatos classificados devem ficar atentos aos prazos de matrícula divulgados nas agendas de cada Associada e aos procedimentos no Edital de Matrícula 2019.

COMUNICADO DA ASSOCIADA UVA SOBRE A AMPLIAÇÃO DE VAGAS.

AGENDAS DE MATRÍCULA:

RESULTADO DA DEFESA DO MEMORIAL PROFISSIOGRÁFICO E DO ANTEPROJETO

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) torna público o Resultado da Defesa do Memorial Profissiográfico e do Anteprojeto do processo seletivo de suas Associadas.

Caso aja necessidade de Recurso, este deve ser interposto conforme item 8 do edital 01/2018, e enviado diretamente ao e-mail indicado no final da lista de cada instituição.

ATENÇÃO ao prazo recursal: 14 e 15 de março de 2019 (até as 16h)

Modelo de recurso

 

RESULTADO DA AVALIAÇÃO DE RECURSOS INTERPOSTOS À PROVA DE CONHECIMENTOS

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) torna público o resultado da avaliação dos recursos interpostos à Prova de Conhecimentos e divulga o resultado final da referida etapa, bem como a nova agenda de defesas do memorial profissiográfico e anteprojeto das Associadas UFCG (Campina Grade) e UVA.

O Conselho  esclarece que os candidatos que interpuseram recursos, que foram julgados indeferidos pela  comissão de seleção de cada Associada, receberam o comunicado por e-mail, de acordo com as regras do edital 01/2018.

 

RESULTADO DA PROVA DE CONHECIMENTOS

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) torna público o resultado da Prova de Conhecimentos. Para ter acesso à lista de classificados para a próxima fase clique AQUI (republicado)

Caso aja necessidade de Recurso, este deve ser encaminhado diretamente ao e-mail indicado no final da lista de cada Associada.

Para a interposição de recursos veja abaixo as regras do edital 01/2018.

“8. DA INTERPOSIÇÃO DE RECURSOS

8.1 Serão admitidos recursos, pelo prazo de quarenta e oito horas, a partir da divulgação dos resultados parciais das fases de inscrição, prova de conhecimentos e defesa do memorial profissiográfico e do anteprojeto.
8.2 O candidato que desejar interpor recurso deverá adotar os seguintes procedimentos:
8.2.1 acessar o endereço eletrônico www.profsocio.ufc.br, no qual estará disponível o requerimento para recurso;
8.2.2 preencher integralmente o requerimento, de acordo com as instruções específicas;
8.2.3 enviar eletronicamente o requerimento e imprimir o comprovante de solicitação.
8.3 Em nenhuma hipótese haverá segunda chamada de prova, nem serão admitidos recursos fora do prazo estabelecido.
8.4 Os recursos serão julgados em caráter final e irrecorrível pela Comissão de Seleção e Admissão da respectiva Instituição Associada, podendo esta consultar a Comissão Nacional de Seleção, a seu critério.
8.5 Os resultados dos recursos serão comunicados diretamente aos recorrentes, por e-mail”.

Prazo recursal para a prova de conhecimentos – 28 de fevereiro e 1 de março de 2019

 

AGENDA DE DEFESA DO MEMORIAL PROFISSIOGRÁFICO E ANTEPROJETO

A Defesa do memorial Profissiográfico e do Anteprojeto serão realizados na Associada correspondente do candidato. Segue abaixo as listas com datas, horários e endereços.

EDITAL DE MATRÍCULA PARA CANDIDATOS CLASSIFICADOS NO EXAME NACIONAL DE ACESSO 2019

O Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) torna público as informações referentes ao cadastramento, matrícula e remanejamento dos ingressantes, por meio do Edital de Matrícula 2019.

Instruções para realização da matrícula nas Associadas.

 

ORIENTAÇÕES PARA A REALIZAÇÃO DA PROVA DE CONHECIMENTOS
A prova de conhecimentos acontecerá dia 05 de fevereiro de 2019 simultaneamente em oito Associadas que compõem o ProfSocio. Nos estados do Nordeste a prova terá início às 13h e nos estados do Sul e Sudeste às 14h (horário de verão). As salas serão fechadas impreterivelmente nestes horários.
São locais de prova:
FUNDAJ – Rua Dois Irmãos, 92, Apipucos. Sala 02 – Ed. Antiógenes Chaves. CEP. 52.071-440, Recife – PE.
UFC – Departamento de Ciências Sociais. Av da Universidade, 2995, Sala térreo, Benfica Fortaleza. CEP: 60020-181.
UNIVASF – Campus Juazeiro Avenida Antônio Carlos Magalhães, nº. 510 , Prédio de Aulas, Sala 24 Club Country – Juazeiro/BA – CEP 48.902-300.
UVA –  Av. da Universidade, 850 – Campus da Betânia – Auditório Central – Campus da Betânia Sobral-CE – CEP: 62.040-370.
UFCG Campus Campina Grande – Rua Aprígio Veloso, 882 – Universitário, Sala 206 do bloco BZ. Campina Grande – PB CEP: 58429-900.
UFCG Campus Sumé – Centro de Desenvolvimento Sustentável – CDSA Rua Luiz Grande, S/N, Frei Damião, Sumé-PB. 58540-000 Unidade Acadêmica De Ciências Sociais – UACIS Mestrado Profissional De Sociologia Em Rede Nacional.
UNESP Campus Marília – Faculdade de Filosofia e Ciências. Av. Hygino Muzzi Filho, 737, Jardim Mirante, Sala 02 do Prédio Central de Aulas. Marília, SP. CEP 17525-900.
UFPR – Edifício Pedro I, Rua General Carneiro, 460, 9ºandar, Anfiteatro 900, Centro. Curitiba-PR CEP: 80060-000.
Para a realização da prova o candidato deve atentar para as seguintes informações:
A prova tem duração máxima de 4 (quatro) horas, portanto, o candidato deve redigir o texto definitivo na Folha de Respostas dentro deste prazo. Apenas o conteúdo registrado aí será considerado na correção;
Nas salas de prova, não é permitido usar boné ou similares, nem portar arma de fogo, fumar, utilizar corretores ortográficos ou canetas de material não transparente. Os aparelhos celulares serão desligados e recolhidos em envelopes individualizados e devolvidos quando da entrega da prova pelo(a) candidato(a);
Será eliminado da Seleção ProfSocio 2019 o(a) candidato(a) que, durante a prova, utilizar qualquer meio de obtenção de informações, eletrônico ou não.
Do edital
6.2.3 Será desclassificado o candidato que obtiver nota inferior a 7 (sete), num intervalo de 0 (zero) a 10 (dez), na prova de conhecimentos;
6.2.4 Durante a realização da prova de conhecimentos é vedada a consulta a qualquer material bibliográfico e a utilização de aparelhos de comunicação ou eletroeletrônicos;
6.2.5 Para a prova de conhecimentos, somente será admitido na sala de provas o candidato que estiver munido do original dedocumento de identidade oficial com foto, nos termos do item 4.4.2.2 deste Edital;
6.2.6 A identificação dos candidatos no caderno de prova de conhecimentos será feita apenas mediante o preenchimento de número de inscrição, a ser fornecido antes da realização da prova, em campo reservado. Será anulada a prova que contenha qualquer outro elemento que permita a identificação do candidato.
Está aberto o Processo Seletivo 2019 do ProfSocio em âmbito nacional. Confira o Edital de Seleção aqui.
O Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (ProfSocio) abre inscrições para o Exame Nacional de Acesso 2019 de 16 de outubro a 30 de novembro 15 de dezembro de 2018 [Atualizado]. Serão ofertadas no total 128 vagas pelas Instituições Associadas que integram o curso, conforme edital.
Podem inscrever-se licenciados portadores de diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, que tenham interesse em aprofundar sua formação científica e tecnológica para o exercício da profissão docente, com foco no ensino de Sociologia no nível médio.
As inscrições são feitas exclusivamente por meio de formulário eletrônico. Os candidatos devem criar um e-mail no Gmail para acessar o link da inscrição.
Faça sua inscrição aqui.
Informações sobre o processo seletivo e dúvidas devem ser enviadas para o e-mail profsocio.ufc@gmail.com.
Antes de preencher o formulário, leia com atenção o Edital do Exame Nacional de Acesso 2019, e providencie os seguintes documentos em formato PDF:
1) Diploma ou declaração de conclusão do curso de Graduação Plena (Licenciatura);
2) Documento de identidade oficial com foto (frente e verso) e do CPF, quando este não constar no documento de identidade;
3) Curriculum vitae atualizado há, no máximo, 90 (noventa) dias da data da inscrição, cadastrado e impresso a partir da Plataforma Lattes, evidenciando a produção acadêmica, técnica e profissional.
4) Para as pessoas com deficiência, acidentadas ou enfermas, laudo médico emitido há menos de 1 (um) ano;
5) Memorial profissiográfico, com texto entre 8000 e 9000 caracteres com espaços, com espaçamento entre linhas de 1,5 e fonte Arial 10, descrevendo a trajetória profissional e acadêmica e justificando o interesse pela área de Sociologia para o Ensino Médio
6) Anteprojeto simplificado, apresentando a temática, problema, objetivos e metodologia de trabalho de conclusão que intenciona desenvolver e sua relevância segundo a área de concentração e linhas de pesquisa do PROFSOCIO;
7) Comprovante de pagamento da taxa de inscrição de R$60,00. ( UFC/FCPC – “MESTRADO PROFISSIONAL DE SOCIOLOGIA” Banco do Brasil Agência 3653-6 Conta corrente- 49.874-2. CNPJ 05.330.436/0001-62.
INFORMAÇÕES GERAIS
1) VAGAS OFERECIDAS
Serão oferecidas 128 vagas, distribuídas entre as Instituições Associadas seguintes:
INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR ASSOCIADA
MUNICÍPIO
VAGAS
Fundação Joaquim Nabuco (FUNDAJ)
Recife – PE
25
Universidade Estadual do Vale do Acaraú (UVA)
Sobral – CE
15
Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) – campus Marília
Marília – SP
13
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – campus Campina Grande
Campina Grande – PB
20
Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) – campus Sumé
Sumé – PB
15
Universidade Federal do Ceará (UFC)
Fortaleza – CE
15
Universidade Federal do Paraná (UFPR)
Curitiba – PR
10
Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
Juazeiro – BA
15
2) BOLSAS
O processo de solicitação e concessão de bolsas será regido por Edital próprio, a ser divulgado oportunamente. A concessão de bolsas destinadas ao atendimento das vagas deferidas pelo Comitê Gestor do PROFSOCIO, está condicionada à disponibilidade orçamentária da CAPES. A título de esclarecimento, para ter direito à bolsa, é preciso cumprir as seguintes exigências, conforme a Resolução n° 001/2018, da Comissão Nacional de Bolsas do Profsocio:
  • Comprovar, a cada semestre, no ato da matrícula, efetiva docência em Sociologia no Ensino Médio, em Escola da Rede Pública de Ensino do Brasil, mediante declaração do diretor da escola, com firma reconhecida e com data anterior máxima de 30 (trinta) dias.
  • Comprovar pertencer ao quadro permanente de servidores da rede pública de ensino.
  • Comprovar aprovação em estágio probatório.
  • Não possuir qualquer relação de trabalho com a Instituição Associada promotora do curso.
  • No momento de matrícula do mestrado, não estar cedido a órgãos públicos, sindicatos, exercendo funções de gestão, ou ainda em situação de afastamento integral, excetuando-se aqueles cedidos especificamente para o exercício da docência.
  • Não ter usufruído previamente de bolsa de estudo PROFSOCIO/CAPES, independentemente do tempo concedido.
  • Não estar usufruindo de bolsa de qualquer modalidade, excetuando-se a atuação como bolsista, na condição de tutor, da Universidade Aberta do Brasil (UAB).
  • Não ser discente em qualquer outro programa de pós-graduação.
  • Assinar o Termo de Compromisso de Bolsista.
  • Durante o curso, comprovar desempenho acadêmico satisfatório, consoante as normas definidas pelas entidades promotoras do curso.
  • Comprometer-se a, após o término do mestrado, por igual período ao de vigência da bolsa, colocar-se à disposição para integrar banco de currículos com a finalidade de atuação na função de tutor no âmbito do Sistema UAB.
  • Comprometer-se a continuar atuando, por um período não inferior a cinco anos após a diplomação, como Professor da Rede Pública.
3) PROCESSO SELETIVO
O processo de seleção consiste de duas fases:
1) Primeira fase: prova escrita de conhecimentos.
2) Segunda fase: defesa de memorial profissiográfico e anteprojeto simplificado.
4) CRONOGRAMA DE SELEÇÃO E ADMISSÃO
Etapas
Datas
Inscrições
16 de outubro de 2018 a 30 de novembro  15 de dezembro de 2018 [Atualizado]
Divulgação da lista das inscrições homologadas
4 de janeiro de 2019
Prazo recursal para as inscrições não homologadas
7 e 8 de janeiro de 2019
Divulgação da lista final das inscrições homologadas
9 de janeiro de 2019
Provas de conhecimentos
5 de fevereiro de 2019
Divulgação do resultado das provas de conhecimentos, do local e horário da defesa do memorial profissiográfico e anteprojeto
27 de fevereiro de 2019
Divulgação do Edital de Matrícula
28 de fevereiro de 2019
Prazo recursal para a prova de conhecimentos
28 de fevereiro e 1 de março de 2019
Divulgação do resultado final da prova de conhecimentos
6 de março de 2019
Defesa do memorial profissiográfico e anteprojeto
11 e 12 de março de 2019
Divulgação do resultado da defesa do memorial profissiográfico e anteprojeto
13 de março de 2019
Prazo recursal para a defesa do memorial profissiográfico e anteprojeto
14 e 15 de março de 2019
Divulgação do resultado final
16 de março de 2019
Matrículas e início das aulas
A partir de 18 de março de 2019, conforme Edital de Matrícula
Etapas do Processo Seletivo 2019:
Resultado das Inscrições:
Resultado da interposição de recursos contra inscrições indeferidas:
O Conselho Gestor do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede Nacional (PROFSOCIO) torna público o resultado da análise da interposição de recurso contra indeferimento das inscrições do Processo Seletivo 2019. Para ter acesso a lista clique AQUI
Os recursos foram julgados em caráter final e irrecorrível pela Comissão Nacional de Seleção.
Local e horário de realização da Prova de Conhecimentos (novas informações)
Acompanhe o Processo Seletivo de 2018 no link abaixo:
Anteriores estão nesta página.
Exibir: subpáginas.