Campanha Sou Mestre/ Depoimento UNIVASF
Richelly Cavalcanti de Souza tornou-se Mestra em Sociologia com o TCC sobre diversidade sexual e acolhimento no ambiente escolar
Egressos ProfSocio da associada Universidade Federal do Vale do São Francisco enfatizam as oportunidades trazidas por uma formação acadêmica, ressaltando o crescimento profissional, contato com a pesquisa científica e ressignificação de suas práticas pedagógicas e saberes sociais.
O Mestre em Sociologia Fábio Guimarães Campos é professor de Sociologia no Ensino Médio do Centro Territorial de Educação Profissional do Sertão do São Francisco e relata que participar do ProfSocio proporcionou o reencontro com o ambiente acadêmico da universidade. “Possibilitou renovação e ampliação dos meus conhecimentos em Sociologia, que favoreceram a ressignificação de minha prática docente bem como o contato com a prática da pesquisa acadêmica”, afirma.
Professor do Instituto Federal da Bahia, Jonatã Bittencourt compartilha do mesmo sentimento de imersão nos aspectos teóricos mais diversos das Ciências Sociais. “Sem sombra de dúvidas, o ProfSocio foi a oportunidade de amadurecimento como professor e pesquisador que buscava”, enfatiza. Para ele, “as aulas foram verdadeiros espaços de trocas, onde nossas experiências e vivências profissionais eram respeitadas e somadas a todo momento pelo corpo docente altamente qualificado e receptivo.”
Sua colega de turma, que trabalha com formação na Secretaria Municipal de Educação de Petrolina, Richelly Cavalcanti de Sousa considera esta uma experiência acadêmica incomum. “A pesquisa científica nos trouxe a oportunidade de pôr em prática nossos projetos e promover a evolução profissional. Sinto-me parte do universo acadêmico, contribuindo para a ampliação dos estudos sociológicos e espero não parar por aqui”, comemora.
Educadora há mais de 12 anos, Bibiane Goes é professora no Colégio Estadual de Lagoa do Dionísio, em Ibitiara/Bahia e comenta que viajava 26 horas semanais para chegar ao campus de Juazeiro. Ela reitera que o esforço valeu a pena porque contribuiu para sua mudança profissional e pessoal. “O modo como vejo meus alunos, meu trabalho, foi desfeita, feita e refeita novamente. Rememoro Luckesi, quando diz que “o educando não deve ser considerado massa a ser informada, mas sim, como sujeito, capaz de construir-se a si mesmo, através da atividade, desenvolvendo seus sentidos, entendimentos e inteligência”.
A Universidade Federal do Vale do São Francisco oferta 10 vagas na seleção 2020.